From Indigenous Peoples in Brazil
News
Coordenação de Educação da Funai elogia projeto da CCPY
23/02/2005
Fonte: CCPY-Comissão Pró Yanomami- Boletim no. 61-Boa Vista-RR
O trabalho pedagógico, realizado pela assessoria da Comissão Pró-Yanomami, como parte do Projeto de Educação Intercultural Yanomami, voltado à formação de professores indígenas, foi acompanhado, entre 20 de janeiro e 1º de fevereiro, pelo antropólogo Gustavo Hamilton de Sousa Menezes, da Coordenação Geral de Educação da Fundação Nacional do Índio (CGE-Funai). A visita faz parte da estratégia do órgão com o objetivo de estabelecer uma parceria mais duradoura com a CCPY no setor educacional. Nos últimos três anos, a Funai vem dando apoio financeiro ao projeto, sem participação direta no seu desenvolvimento.
O antropólogo destacou a sensibilidade da equipe da CCPY em reconhecer e utilizar uma metodologia diferenciada e a qualidade do material didático, produzido em língua Yanomami e disponíveis a todos os alunos. Ele observou ainda que as comunidades beneficiadas pelo projeto demonstram dedicação pelas aulas e excelente relações de trabalho com a equipe da CCPY, "com resultado claramente observável já que o conhecimento de alfabetização, de língua portuguesa e de matemática, tem sido reproduzido pelos professores indígenas".
O antropólogo reconheceu que o processo é lento, mas destacou o empenho da CCPY diante dessa dificuldade e a necessidade de apoio de órgãos como a Funai, acrescentando que "é da constância desse investimento e da freqüente atualização do programa que resultados mais expressivos devem surgir". Gustavo Menezes ressaltou a experiência e a atuação da CCPY nos últimos 27 anos e elogiou o "trabalho difícil e pioneiro com profissionalismo e criatividade" que a instituição realiza e que "deve servir de exemplo para outras iniciativas na educação indígena".
O antropólogo destacou a sensibilidade da equipe da CCPY em reconhecer e utilizar uma metodologia diferenciada e a qualidade do material didático, produzido em língua Yanomami e disponíveis a todos os alunos. Ele observou ainda que as comunidades beneficiadas pelo projeto demonstram dedicação pelas aulas e excelente relações de trabalho com a equipe da CCPY, "com resultado claramente observável já que o conhecimento de alfabetização, de língua portuguesa e de matemática, tem sido reproduzido pelos professores indígenas".
O antropólogo reconheceu que o processo é lento, mas destacou o empenho da CCPY diante dessa dificuldade e a necessidade de apoio de órgãos como a Funai, acrescentando que "é da constância desse investimento e da freqüente atualização do programa que resultados mais expressivos devem surgir". Gustavo Menezes ressaltou a experiência e a atuação da CCPY nos últimos 27 anos e elogiou o "trabalho difícil e pioneiro com profissionalismo e criatividade" que a instituição realiza e que "deve servir de exemplo para outras iniciativas na educação indígena".
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