From Indigenous Peoples in Brazil

News

Governo garante que área é fiscalizada

28/12/2014

Autor: Talita Bedinelli

Fonte: El País - http://brasil.elpais.com



O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota que a Funai realiza operações sistemáticas na Terra Indígena Yanomami, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Federal para tentar coibir o avanço e reduzir o número de balsas e de garimpos ilegais, como os flagrados em um sobrevoo acompanhado pelo EL PAÍS. Nelas, desativa balsas, destrói pistas de pouso e maquinários e retira garimpeiros. Também ressalta que o órgão faz parcerias com o Exército Brasileiro e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para retirar invasores.

"Dentro do Plano Estratégico de Fronteira criado pela presidenta Dilma Rousseff o Governo federal tem realizado as operações Ágata (coordenadas pelas Forças Armadas) e Sentinela (coordenadas pela Polícia Federal). Em 2014 houve ainda o reforço com a operação Brasil Integrado (coordenada pelo Ministério da Justiça), com destaque para as ações na fronteira", ressaltou o órgão na nota.

Em entrevista ao EL PAÍS, o major Rodrigo Luiz, da comunicação social da Primeira Brigada de Infantaria de Selva, responsável pela fiscalização da área de fronteira em Roraima, onde fica a terra Yanomami, diz que o órgão realiza ações contra várias atividades ilegais na região, incluindo a ação de garimpeiros. A brigada, de 3.123 homens, fez quatro operações "de combate a ilícitos" em 2014 -duas delas abrangeram os garimpos ilegais. "Há uma busca constante, mas o foco do Exército não é só o garimpo ilegal. Temos outras atividades a desenvolver. Contra o garimpo existem outras instituições. Mas isso não exime que nossas atividades de inteligência aconteçam para que a gente possa atuar em futuras operações", explica ele.

http://brasil.elpais.com/brasil/2014/12/26/politica/1419624383_929325.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source