From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios de MS chegam a ficar longe de casa por vários meses

13/03/2005

Fonte: MS Notícias -Campo Grande-MS



Entre as crianças examinadas no Mutirão de Saúde Indígena organizado pela Fundação Nacional de Saúde em Caarapó (264 km a sudoeste de Campo Grande), neste sábado, o pequeno A., de 4 meses, foi um dos que precisaram de atenção médica imediata porque, segundo a mãe, apresentava diarréia.

A situação da kaiowá Luciana Panã, 22, mãe da criança, é típica, segundo os agentes comunitários de saúde que atuam na aldeia Tey Kue. O marido dela trabalha como cortador de cana para uma usina de álcool, distante da aldeia, e tem contratos de trabalho que chegam a mantê-lo longe de casa por vários meses. Agora, Luciana não o vê desde janeiro.

Para cuidar dos dois filhos sozinha, a kaiowá tem dificuldades adicionais, porque voltou recentemente para a área, depois de passar um tempo em outra aldeia do sul do estado, Porto Lindo. Esse tipo de mudança é comum entre os guarani e kaiowá, dependendo do convite de parentes e oportunidades de trabalho, porém ocasionou o corte de Luciana do cadastro público para o recebimento de cesta básica - em Caarapó, 681 famílias, do total de 881 na aldeia, recebem esse benefício - as terras ali são insuficientes para manter a atual população.

Além disso, como explica a agente de saúde Kátia Martins, 28, mestiça de guarani e kaiowá, os "vales" que o marido de Luciana manda periodicamente enquanto está na usina ficam entre R$ 50 e R$ 60, precários diante dos preços altos nos mercados de Caarapó, onde os índios têm que fazer compras. "Se ela comprar qualquer coisa a mais que não seja a comida, como uma roupinha de criança, por exemplo, o dinheiro já acaba", explica Kátia.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source