From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF e indígenas discutem desintrusão e proteção de área Tembé no Pará

30/04/2015

Fonte: Ministério Público Federal no Pará - MPF/PA - www.prpa.mpf.mp.br



Reunião foi realizada nesta quarta-feira, 29 de abril, em Paragominas.


Lideranças da Terra Indígena (TI) Alto Rio Guamá, dos Tembé, no nordeste do Pará, estiveram nesta quarta-feira, 29 de abril, na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Paragominas para buscar informações sobre a desintrusão (retirada de não índios) a ser realizada na TI por determinação de sentença judicial de outubro de 2014.

A procuradora da República em Paragominas, Nathália Mariel Ferreira de Souza Pereira, informou aos Tembé que os trabalhos estão na fase de levantamento de dados sobre a área da desintrusão. O levantamento está sendo feito pelo Exército e pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

O plano de trabalho para a desintrusão está em elaboração pela Secretaria da Presidência da República, pelo Ministério da Justiça, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pela Fundação Nacional do Índio.

Acompanhados por representantes da organização da sociedade civil de interesse público (oscip) Equipe de Conservação da Amazônia, os indígenas também solicitaram ao MPF apoio para a proteção territorial da TI. Ficou decidido que o MPF solicitará à Polícia Federal e ao Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Estado reunião para discussão do tema.

http://www.prpa.mpf.mp.br/mpf-e-indigenas-discutem-desintrusao-e-protecao-de-area-tembe-no-para
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source