From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios de Dourados terão acesso a técnicas de plantio e criação para garantir sobrevivência

13/05/2005

Autor: Rosamélia de Abreu

Fonte: Rádio Nacional-Brasília-DF



Os índios que vivem em Dourados (MS) vão trabalhar no plantio de lavouras, na criação de animais e na produção de artesanato para garantir o próprio sustento. Eles estão aprendendo técnicas de plantio, de criação de cabra e frango, de organização das comunidades e de comercialização dos produtos, além da capacitação de mulheres artesãs.

De acordo com a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, Márcia Lopes, depois de implantar os programas sociais e retirar as famílias da linha de extrema pobreza, a meta é dar condições para que elas desenvolvam uma atividade que garanta renda e trabalho.

"Nós temos procurado incentivar todas as formas de associativismo, de cooperativismo, de empreendedorismo para que as pessoas se organizem e construam estratégias permanentes e de qualidade que possam se transformar em trabalho e renda para o próprio sustento." destaca a secretária.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome vai investir neste ano R$ 243 milhões para desenvolver ações que possam gerar trabalho e renda para as famílias carentes. O trabalho será feito em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do trabalho.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source