From Indigenous Peoples in Brazil

News

Garimpeiros chegam doentes ao posto da Funai do Alto Catrimani (Roraima)

27/05/2005

Fonte: CCPY-Comissão Pró Yanomami -Boa Vista-RR



Na região do Catrimani I (Alto Rio Catrimani), a atividade garimpeira também está avançando. Desde o final do ano passado, os Yanomami vêem observando uma movimentação intensa de aeronaves, em horários não habituais, como ocorre na região do Paapiú. Os Yanomami do Alto Catrimani enviaram também à Fundação Nacional do Índio (Funai) vários documentos denunciando o que está ocorrendo, mas, como em outras áreas, nenhuma providência foi tomada para conter o tráfego de aeronaves no espaço aéreo da Terra Indígena.

No último dia 3 de maio, os Yanomami ficaram muito irritados com a chegada de dois garimpeiros, identificados apenas como Joaci e Orlando, ao Posto Indígena Catrimani I em busca de atendimento médico e alimentos. Na conversa com o professor Marinaldo Xamari Yanomami, os invasores disseram que caminharam vários dias até o posto, pois se sentiam doentes e não tinham mais rancho.

Apesar da irritação dos índios, o chefe do Posto da Funai deu alimento e remédios aos invasores. Alegou que não poderia detê-los, apenas apreender equipamentos. Como os dois garimpeiros estavam de mãos vazias, depois de atendidos, deixaram o PI Catrimani I rumo ao Apiaú, onde haviam deixado parte de seu equipamento.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source