From Indigenous Peoples in Brazil

News

Roteiro de turismo indígena é lançado na FIT Pantanal

22/04/2016

Fonte: 24 Horas News - http://www.24horasnews.com.br



O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Nigro, esteve presente no lançamento da Rota Parecis, um novo roteiro de turismo que começa a ser trabalhado em Campo Novo do Parecis (390,9 km de Cuiabá). O lançamento ocorreu na noite de quinta-feira (21.04), na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal).

O roteiro etnológico compreende convívio e trilha nas Aldeias Wazare, Quatro Cachoeiras e Salto Utiariti. "Acreditamos muito no etnoturismo. É algo fantástico que proporciona ao turista uma experiência inesquecível na vivência com a comunidade indígena Paresí, e ainda na contemplação da natureza exuberante da região", afirmou Nigro.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis, Vanderlei Cesar Guollo, a formatação do roteiro surgiu de um trabalho realizado entre as comunidades indígenas, prefeitura e a Fundação Nacional do Índio (Funai). "O município está preparado para receber o turista. Fizemos esse roteiro juntamente com a comunidade indígena, justamente para enfatizar o turismo cultural".

O cacique Rony Azoinace, da aldeia Wazare comentou sobre a questão social e o desenvolvimento econômico da comunidade. "Estamos com esse trabalho que era um sonho e que hoje se torna realidade para a nossa comunidade indígena, de poder trabalhar a cultura indígena junto com a preservação da natureza e principalmente a questão social da nossa comunidade. O etnoturismo vem propiciando a nossa comunidade uma alternativa de renda de forma sustentável, valorizando e difundindo a nossa cultura".

A aldeia Wazare está localizada às margens do Rio Verde onde é possível participar do dia a dia da comunidade indígena, assistir apresentações de dança, cantos, ouvir as histórias míticas do povo, fazer pintura corporal e ainda usar as vestimentas indígenas. O turista pode ainda fazer um passeio de barco e se banhar nas águas do Rio Verde.

A aldeia Quatro Cachoeiras localizada dentro da área indígena Utiariti, recebeu esse nome devido às quatro quedas d'água formadas pelo Rio Sacre. O local é de grande beleza cênica, ideal para contemplação.

O cacique Narciso, da aldeia Quatro Cachoeiras, fez o convite para que todos visitem a comunidade. "O caminho está aberto para vocês poderem visitar, conhecer a vivência indígena, como que é a morada, a beleza da cachoeira e a beleza da aldeia".

O salto Utiariti é um dos mais imponentes do Estado, formado pelas águas do Rio Papagaio, com uma queda de aproximadamente 90m. Vista do alto, pode-se perceber o formato semelhante ao contorno do Brasil. O turista pode além de contemplar, praticar rapel.

Além da Rota Parecis, o município oferece ao turista a prática de outras atividades como canoagem, ciclo turismo, expedição, mergulho, rafting e rapel.


Fampress


Nos meses de março e abril, a Sedec e o Trade Turístico promoveram fampress com a imprensa local, nacional e internacional com o intuito de divulgar os municípios turísticos do Estado. Os jornalistas visitaram atrativos turísticos de Nobres, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Poconé, Jaciara, Campo Novo do Parecis e city tour na Capital mato-grossense.

A realização do fampress integra a FIT Pantanal, uma realização Governo do Estado, por meio da Sedec, e o Trade Turístico de Mato Grosso com o apoio do Ministério do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Prefeitura de Cuiabá, Senac, Sebrae, Sesc, Fecomércio, além de outras entidades.



http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/roteiro-de-turismo-indigena-e-lancado-na-fit-pantanal.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source