From Indigenous Peoples in Brazil
News
Brasil projeta museu aberto do descobrimento
15/11/1993
Fonte: O Estado de S. Paulo (São Paulo - SP)
Documentos anexos
Para a data de 500 anos da chegada da colonização ao Brasil, a Fundação Quadrilátero está projetando um museu aberto e um espaço específico para pensar o país, localizado no litoral da Bahia, região em que se deu a singradura da frota de Pedro Álvares Cabral no ano de 1500. A intenção é que os visitantes possam ter a mesma visão dos navegadores. O Projeto Quadrilátero prevê a construção de um "laboratório social" que atue nas áreas do ambiente à saúde, passando pela educação. O Ilhéu da Coroa Vermelha, local em que foi realizada a primeira missa, possui uma favela indígena. Há uma proposta de recuperação da área para a instalação de um auto do descobrimento que, periodicamente, encenaria a descoberta do Brasil.
Historiadores apresentam controvérsias em relação a descoberta do Brasil, o fato se configuraria para alguns enquanto uma ficção política.
Historiadores apresentam controvérsias em relação a descoberta do Brasil, o fato se configuraria para alguns enquanto uma ficção política.
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source