From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índio quer teclar!

11/04/2000

Fonte: Diário Popular (São Paulo - SP)



Documentos anexos


Quase 500 anos após os primeiros contatos dos portugueses com índios do Brasil, os povos nativos buscam acesso aos equipamentos modernos, que, segundo eles, poderão ajudar a resgatar a cultura: os computadores conectados à internet. De acordo com dados do Instituto Socioambiental, há aproximadamente duzentos grupos indígenas no país.
Frederico Pankararu, presidente da Associação Indígena Pankararu, acredita que a maioria dos indígenas ainda levará anos para ter acesso à internet. Para os índios Guarani, que vivem em Parelheiros, Zona Sul de São Paulo, o acesso não deverá chegar em breve. A situação dos computadores é crítica.
Entre os projetos expostos pela reportagem, há o plano dos Ashaninka do Acre de lançar uma página para levar sua cultura para o mundo. Além desse projeto, há também a proposta de um Xavante de lançar um CD-ROM com os hábitos e costumes de seu povo.
Para acessar conteúdos sobre cultura indígena, o site do Instituto Socioambiental mostra-se como um dos mais completos disponíveis na rede. O objetivo da organização é fornecer um conteúdo atualizado e contextualizado em mais de vinte anos de pesquisa.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source