From Indigenous Peoples in Brazil

News

Mais uma edição do festival indígena Mariri começa dia 18 deste mês

05/07/2016

Autor: Ana Paula Pojo

Fonte: Agência Acre- http://www.agencia.ac.gov.br



Um dos mais tradicionais festivais indígenas do Acre, o Mariri, dos povos indígenas Yawanawas, da Aldeia Mutum, no alto Rio Gregório, em Tarauacá, já tem data marcada para a quarta edição: será realizado de 18 a 22 deste mês e promete, por meio de atividades espirituais e cantos sagrados, encantar todos com a magia da floresta.

Na última sexta-feira, 1, o líder indígena Taska Yawanawa entregou ao governador Tião Viana, na Casa Civil, o convite para os festejos.

O Mariri é organizado desde 2013 pela Associação Sociocultural Yawanawa e conta com a participação de outras sete aldeias, entre elas Matrinchã, Amparo, Tibúrcio e Escondido.

"Serão cinco dias de festa entre essas aldeias para celebrar o culto, a cultura e a manifestação Yawanawa. Será uma semana de canto, dança, arte, brincadeiras, expressão artística e cultural. É nosso momento de celebrar a vida. É a transmissão da nossa manifestação no mundo", conta Taska.

A festividade evidencia a cultura de um povo que tem como marca a união e a religiosidade. O festival é sinônimo de alegria e beleza da diversidade humana, com a reunião de pessoas de outras etnias do Acre, além de turistas de vários países e estados.

Os festivais indígenas realizados no Acre recebem o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul). Para consolidá-los, o governo vem investindo em infraestrutura nas aldeias.



http://www.agencia.ac.gov.br/mais-uma-edicao-do-festival-indigena-mariri-comeca-dia-18-deste-mes/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source