From Indigenous Peoples in Brazil

News

Professores yanomami participam de nova etapa de intercâmbio em área Macuxi

22/09/2005

Fonte: CCPY-Comissão Pró-Yanomami-Boa Vista-RR



A CCPY promove atualmente mais uma fase do seu curso de intercâmbio lingüístico e cultural para professores yanomami. O projeto de enviar jovens yanomami às comunidades Macuxi, com o objetivo de aperfeiçoar seus conhecimentos em língua portuguesa e aprofundar a compreensão da realidade sócio-política da questão indígena no estado de Roraima, começou em abril de 2002, (ver Boletim CCPY 29).

O intercâmbio, que faz parte do processo de formação para o magistério indígena da CCPY, surgiu de discussões e demandas dos próprios professores yanomami que consideraram essa experiência de imersão como o único método que lhes permitiria desenvolver fluência na fala em português. Até então, os cursos restringiam-se à leitura e escrita da língua.

Além de desenvolver o domínio da língua portuguesa, evidente com a participação cada vez maior dos Yanomami em reuniões e eventos na cidade, o modelo mostrou-se eficaz pelo progressivo aumento de participantes nas últimas fases do intercâmbio. Participaram professores de todas as regiões atendidas pela CCPY (Demini, Toototopi, Parawau, Homoxi, Alto Catrimani, Paapiu, Kayanau e Homoxi), além dos oriundos de outras áreas, como Surucucus, Auaris e Baixo Catrimani (ver Boletim CCPY 42).

No dia 19 de setembro, sete professores Yanomami foram para São Marcos. Os cinco do Paapiu, e os dois do Kayanau deverão permanecer até o dia 30 de outubro na área Makuxi, quando irão para Boa Vista participar do sexto curso de formação de professores Yanomami promovido pela CCPY.

O intercâmbio é realizado com o apoio da Organização de Professores Indígenas de Roraima (OPIR), do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source