From Indigenous Peoples in Brazil

News

Justiça Federal no Ceará proíbe obra em terras ocupadas por indígenas

26/07/2016

Fonte: G1- http://g1.globo.com



A Justiça Federal no Ceará proibiu a construção de um empreendimento turístico e residencial em terra ocupada pelos índios Tremembé, em Itapipoca, no norte do Ceará. A decisão atende a uma ação do Ministério Público Federal no Ceará (MPF) com o fim de proteger a terra indígena Tremembé de Barra do Mundaú, no município cearense.

Na decisão, o juiz federa Marcelo Sampaio Pimentel Rocha determinou que a empresa não realize intervenções no terreno e declarou nula a licença ambiental expedida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a instalação do projeto.

O MPF defende, com base na Constituição Federal, que indígenas têm direito a verem suas terras demarcadas e protegidas pelo Estado, como também é dever do Estado cumprir tal determinação.

A ação do MPF tramitava desde 2005, e em 2004 o órgão já questionava na Justiça o licenciamento ambiental do empreendimento. Em agosto de 2015, foi publicada pelo Ministério da Justiça portaria que declara as terras de posse permanente dos Tremembés e definiu os seus limites. A área que seria destinada ao empreendimento turístico de 3.100 hectares está inserida em território tradicionalmente ocupado pelo povo indígena.

Para o procurador da República em Itapipoca, Ricardo Magalhães de Mendonça, a decisão obtida pelo MPF foi muito importante para o movimento indígena no Estado, particularmente pelo caráter simbólico que quebra o mito de que não existem mais índios no Estado.

"A decisão desconstrói essa caricatura que se faz do índio como aquele ser isolado e de nenhuma interação com a cultura branca porque é próprio de qualquer organização social a diversidade e a mistura entre as culturas", avalia.

No caso particular dos Tremembés de Barra do Mundaú, além de quebrar esse paradigma caricato, a decisão, diz Mendonça, "representa a prevalência da sustentabilidade de uma comunidade tradicional e simples contra o poder político e econômico de grupos empresariais fortes".



http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/07/justica-federal-no-ceara-proibe-obra-em-terras-ocupadas-por-indigenas.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source