From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ibama investiga vazamento de óleo perto de obra de hidrelétrica na Amazônia

18/11/2016

Fonte: Rádio Agência - http://radioagencianacional.ebc.com.br



Ibama investiga vazamento de óleo perto de obra de hidrelétrica na Amazônia

Renata Martins

O Ibama investiga as causas de um vazamento de óleo no Rio Teles Pires, nas proximidades onde a Hidrelétrica de São Manoel está sendo construída, na divisa do Mato Grosso com o Pará. No último domingo (13), o órgão foi comunicado pela Energia São Manoel, empresa responsável pela obra.
Uma equipe do Ibama sobrevoou o local na segunda-feira (14) e constatou o óleo na água. Mas em novo sobrevoo, no dia seguinte, não era mais possível identificar a mancha.
Fernanda Perilo, coordenadora de Emergências Ambientais do Ibama, informou que uma equipe ainda está no local verificando as possíveis origens desse evento.
Para Fernanda Peril, tudo indica que a fonte de vazamento cessou e que o óleo se dispersou naturalmente.
Mas, de acordo com a advogada Juliana Batista, do Instituto Socioambiental (ISA), indígenas de comunidades distantes mais de 20 horas de barco relatam a presença de óleo.
Na área, divisa do Mato Grosso com o Pará, vivem indígenas das etnias Kaiabí e Munduruku. De acordo com o a liderança indígena Taravy Kayabi, o vazamento comprometeu a pesca e o abastecimento de água para cerca de 300 índios, de nove aldeias mais próximas da usina.
A Energia São Manoel informou que acionou o plano de contingência da empresa e está fazendo a distribuição de água e alimento para as aldeias do seu entorno.
De acordo com Taravy Kayabi, uma reunião com representantes do Ministério Público Federal e da Secretaria de Saúde Indígena, para discutir o tratamento da água, deve acontecer na próxima terça-feira (23), no município de Alta Floresta (MT).

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-11/ibama-investiga-vazamento-de-oleo-perto-de-obra-de-hidreletrica-na-amazonia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source