From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios de Ñhanderu Marangatu encontraram o Ministro César Peluso do STF

16/02/2006

Fonte: Cimi-Brasília-DF



Lideranças da comunidade indígena Ñanderu Marangatu, do Povo Kaiowá-Guarani, estiveram reunidas hoje (16 de fevereiro), em Brasília, com o Advogado-Geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro Costa, com o presidente da Funai, Mércio Gomes, e com o Ministro César Peluso, do Supremo Tribunal Federal, depois de enfrentar 30 horas de viagem.

Mércio Gomes recebeu do grupo a carta dos povos guaranis reunidos na Assembléia Continental Guarani, em defesa da integridade da comunidade e pela manutenção da homologação da Terra Indígena Ñanderu Marangatu, bem como o relato, por escrito, da difícil situação que as famílias têm vivido.

Já o Advogado-Geral da União, Dr. Álvaro Augusto, ouviu atentamente por duas horas as onze lideranças, recebendo-as condignamente. Informou que o próprio presidente da República reiterou a necessidade de a AGU atuar com firmeza no caso, a fim de garantir a homologação da terra e sua ocupação pelo Povo Kaiowá-Guarani. A documentação trazida pelo grupo poderá integrar o material a ser anexado ao processo que tramita atualmente no Supremo.

Ao Ministro Peluso, as lideranças expuseram as difíceis condições que a comunidade vive após o despejo de sua terra tradicional, acampados à beira da estrada, presenciando a destruição de suas roças enquanto não há alimento nem escola para as 300 crianças. Entregaram ao Ministro um relatório sobre os acontecimentos ocorridos após o despejo de 15 de dezembro de 2005, bem como o registro dos conflitos num DVD (do Centro de Mídia Independente).

A comunidade pretende ser admitida como litisconsorte passiva necessária no mandado de segurança impetrado por vários fazendeiros, entre os quais Pio Silva, contra a homologação da Terra Indígena Ñanderu Marangatu, no município de Antônio João (MS).

O Ministro tranqüilizou os indígenas, ao afirmar já ter conhecimento do caso: "Vou examinar com cuidado, e o mais rapidamente possível".
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source