From Indigenous Peoples in Brazil

News

Acre apresenta experiências de sucesso a representantes do Mato Grosso

14/06/2017

Autor: Eduardo Gomes

Fonte: Notícias do Acre agencia.ac.gov.br



A comitiva motogrossense chegou ao Acre na última segunda-feira para conhecer as iniciativas do governo do Estado nos últimos anos e que já renderam bons resultados nas áreas ambiental, econômica e indígena.

Os visitantes estiveram no Viveiro da Floresta e, em seguida, participaram de um encontro na sede da Comissão Pro-Índio. A organização não-governamental atua na proposição de políticas públicas indígenas e atua na luta pelos direitos coletivos dos povos.
O assessor especial de assuntos indígenas do governo do Acre disse que a visita da comitiva do Mato Grosso ao Acre faz parte da agenda proposta pelo Banco Alemão de Desenvolvimento KfW.

"Uma das exigências do KfW é de que os povos indígenas participem desse programa para redução das emissões de carbono e o governo do Acre já integra essa ação. O Acre é referência nesse diálogo e nas implementação de políticas públicas para esses povos", lembrou Zezinho Kaxinawa.
O Mato Grosso está prestes as efetivar um acordo de cooperação com o KfW, no valor de 17 milhões de euros, equivalente a 60 milhões de reais. A ideia é implantar, no estado brasileiro campeão no plantio de soja, projetos do Programa Global REDD Early Movers (REM) de redução de emissão de gases.

"Nós estamos iniciando esse primeiro projeto e viemos conhecer as experiências que estão dando certo aqui. O Acre é referência no Brasil, pois até agora foi o único estado que implantou e que está executando a segunda fase do REM. Temos que aprender com quem já fez, inclusive com os erros e acertos", disse Alex Marega, secretário adjunto de Gestão Ambiental do Mato Grosso.


http://www.agencia.ac.gov.br/acre-apresenta-experiencias-de-sucesso-representantes-do-mato-grosso/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source