From Indigenous Peoples in Brazil

News

Perigo

04/01/2006

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



* Não é de hoje que há denúncias - inclusive através da Imprensa - de que muitos garimpeiros estão na Reserva Indígena Yanomami, dando armas e bebidas alcoólicas aos índios em troca da "permissão" para garimpar naquelas terras.
* Ontem à tarde, durante um conflito, um índio foi alvejado por outro com um tiro de espingarda no abdome e está internado na UTI do HGR.
Perigo II
* Não é só o perigo de se matarem uns aos outros com armas de fogo fornecidas pelos não-índios que é preocupante, por conta de contato dos yanomami com garimpeiros.
* A malária e a gripe, por exemplo, são grandes ameaças à saúde daqueles indígenas, que têm o sistema imunológico suscetível a esses tipos de doenças, às quais os garimpeiros são bem resistentes.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source