From Indigenous Peoples in Brazil

News

Supremo mantém demarcação do Parque Indígena do Xingu

18/08/2017

Autor: Orlando Brito

Fonte: Os Divergentes osdivergentes.com.br



Agosto de 2008. Índias de Roraima aguardam na portaria do Supremo Tribunal Federal autorização para assistirem à sessão de julgamento da demarcação do território Raposa Serra do Sol.

Como acontece nas capitais de outros países, também Brasília recebe grupos de todas as categorias que acompanham de perto o desenrolar dos assuntos de seus interesses nas cortes de justiça. É, por exemplo, o caso da fixação da reserva Raposa Terra do Sol, na fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana. São fatos que jamais a mídia deixa de registrar, pois são de grande importância e resultam imagens que compõem a história do Brasil.

Nesta semana o STF deu por encerrado um tema que aguardava julgamento há muito tempo: deve ser mantida a atual demarcação do Parque Nacional do Xingu, as terras onde habitam 14 etnias indígenas. E também aplicaram a mesma decisão aos territórios dos Nhambiquaras e Parecis. Os sete ministros da Suprema Corte presentes à sessão - Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello- ainda negaram indenização à receita de Mato Grosso. E, mais, determinaram que o governo daquele estado pague à União as custas do processo, calculadas em cem mil reais.


https://osdivergentes.com.br/orlando-brito/supremo-mantem-demarcacao-do-parque-indigena-do-xingu/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source