From Indigenous Peoples in Brazil

News

União declara posse de terras indígenas ao povo Tapeba

04/09/2017

Fonte: Diário do Nordeste diariodonordeste.verdesmares.com.br



O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, assinou a portaria publicada nesta segunda-feira (4) que declarou a posse permanente do povo Tapeba à Terra Indígena (T.I.), de 5.838 hectares, localizada no município de Caucaia. A T.I. leva o mesmo nome da etnia.

O texto da portaria publicada nesta segunda-feira diz que o processo não apresenta qualquer vício, falhas técnicas ou administrativas. A próxima etapa do caberá à Funai, que estabelecerá a demarcação administrativa da T.I. Tapeba para então ser homologada pelo presidente da República, em forma de decreto presidencial.

Luta por reconhecimento

O processo demarcatório da Terra Indígena começou em 1985, e a primeira identificação da área foi feita em 1986. Desde então, houve uma série de complicações jurídicas que impossibilitaram a regularização do terreno.

Em 2003, o governo chegou a publicar a Portaria Declaratória da T.I. Tapeba, mas, em 2007, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou a decisão por falta de participação do município de Caucaia no processo.

Em 2016, foi celebrado um Termo de Acordo entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Estado do Ceará, a Procuradoria da União no Ceará, a Procuradoria Federal no Ceará, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará, a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, a Prefeitura de Caucaia, o espólio de Emmanuel de Oliveira de Arruda Coelho, e a Comunidade Indígena Tapeba. O acordo foi homologado pela Justiça do Ceará e a portaria atual pôde ser assinada.



http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/uniao-declara-posse-de-terras-indigenas-ao-povo-tapeba-1.1815253
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source