From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios se unem para proteger a floresta de incêndios e desmatamento

21/07/2019

Fonte: G1 https://g1.globo.com



Terra indígena Araribóia, no Maranhão, era no coração da floresta. Agora, é uma pequena ilha verde em meio a fazendas. No local, vivem 14 mil índios Guajajara, em 155 aldeias. E, há quase 400 anos, eles lutam para manter seus costumes. Mas não estão sozinhos nessa floresta.

O documentarista Flay Guajajara se deparou com rastros de outra tribo, que vive em isolamento, na floresta: os Awá. O registro desse encontro estará no filme "Ka'a Zar Ukyze Wà - Os Donos da Floresta em Perigo", que será lançado no dia 24, em São Paulo.

A terra que Guajajaras e Awás compartilham está sob constante ataque de madeireiros. Por isso, um grupo de guajajara formou um grupo chamado Os Guardiões da Floresta. Quando há incêndio, se juntam aos bombeiros para ajudar no combate ao fogo e patrulham a terra indígena para identificar invasões e retirada de madeira.

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2019/07/21/indios-se-unem-para-proteger-a-floresta-de-incendios-e-desmatamento.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source