From Indigenous Peoples in Brazil

News

S.O.S Uru: Operação combate desmatamento e pesca ilegal na principal terra indígena de Rondônia

29/06/2022

Fonte: Agência Cenarium - https://cultura.uol.com.br/cenarium/



S.O.S Uru: Operação combate desmatamento e pesca ilegal na principal terra indígena de Rondônia
O cerco voltou a fechar contra desmatadores, grileiros e pescadores ilegais que se aproveitam dos recursos naturais da Terra Indígena (TI) Uru-Eu-Wau-Wau localizada em Rondônia.

Agência Cenarium

29/06/2022

VILHENA (RO) - O cerco voltou a fechar contra desmatadores, grileiros e pescadores ilegais que se aproveitam dos recursos naturais da Terra Indígena (TI) Uru-Eu-Wau-Wau localizada em Rondônia. A Polícia Federal (PF) inutilizou, na terça-feira, 28, um acampamento, veículos e ferramentas empregadas na prática de crimes ambientais.

Essa é a segunda fase da Operação S.O.S Uru, deflagrada com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Polícia Militar (PMRO) para combater os delitos dentro do mais importante território habitado por Povos Originários no Estado.

Segunda fase

As forças de segurança e fiscalização voltaram à Área Protegida depois que a PF recebeu denúncias relatando o retorno dos invasores - quase oito meses após as primeiras diligências na região -, principalmente, para extrair madeira ilegal.

Já no primeiro dia de volta à TI Uru-Eu-Wau-Wau, os agentes incendiaram um acampamento improvisado e apreenderam motocicletas utilizadas pelos infratores para o deslocamento interno. Também recolheram redes de pesca que estavam espalhadas em um rio. Sem especificar o tamanho das áreas, a PF disse ter identificado diversos pontos de desmatamento.

As ações, ainda em curso, são conduzidas por três frentes de atuação: incursões na mata; sobrevoos e navegação sobre os rios, especialmente, mais ao Norte e ao Sul da reserva, que tem quase 2 milhões de hectares, o equivalente ao tamanho do Estado de Sergipe.

Até o momento, ninguém foi preso. Já as investigações seguem pela Delegacia da Polícia Federal em Ji-Paraná (RO), a 372 quilômetros de Porto Velho.

A operação S.O.S Uru teve início em novembro de 2021, quando ocorreu a primeira repressão à exploração ilegal da Terra Indígena. Naquela época, a polícia desfez dois garimpos e apreendeu cargas de madeira, além de maquinários pesados empregados na derrubada de mata virgem.

A ação também ocorreu por terra e sobrevoos, contando com 95 homens. Duas pessoas foram presas em flagrante por receptação de madeira ilícita.

Sobreviventes

O povo Uru-Eu-Wau-Wau estabeleceu contato com a sociedade não indígena, a partir dos anos 1970, ao custo de sangue.

As diversas invasões e perseguições sofridas pela etnia reduziu sua população para apenas 115 indivíduos até 2010, segundo dados do Instituto Socioambiental (ISA). Hoje, passados mais de 20 anos, não chegam a 200 pessoas. Eles dividem o território com outras oito etnias, incluindo, povos isolados e, mesmo assim, totalizam cerca de 600 habitantes.

A Terra Uru-Eu-Wau-Wau é a mais importante reserva indígena de Rondônia, devido ao corredor etnoambiental, à sua biodiversidade e abundância em água doce. Com 17 nascentes de rios, ajuda a garantir o abastecimento hídrico de 12 municípios.

https://cultura.uol.com.br/cenarium/2022/06/29/197333_s-o-s-uru-operacao-combate-desmatamento-e-pesca-ilegal-na-principal-terra-indigena-de-rondonia.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source