From Indigenous Peoples in Brazil

News

'Gyuri': filme sobre a trajetória de Cláudia Andujar com os Yanomami é exibido no Norte

28/05/2023

Fonte: A Crítica, Bem Viver, p. 1



Documentos anexos


'Gyuri': filme sobre a trajetória de Cláudia Andujar com os Yanomami é exibido no Norte
Depois de ter sido exibido em Manaus nesta sexta, a produção será apresentada em São Gabriel da Cachoeira na terça-feira

Gabrielly Gentil
bemviver@acritica.com
28/05/2023

A trajetória da fotógrafa suíça Claudia Andujar com os Yanomami foi transformada em produção cinematográfica sob a direção de Mariana Lacerda. E após ser exibido nacional e internacionalmente em festivais e nas salas de cinema, "Gyuri" passa por uma temporada especial no Norte do País com sessões em Boa Vista (RR), Manaus (AM) e são Gabriel da Cachoeira (AM).

Na capital amazonense, o filme estreou nesta sexta-feira (26) no Cine Casarão. E na próxima terça-feira (30), a obra será exibida em São Gabriel da Cachoeira, no recém-inaugurado Cine Japu, no telecentro do Instituto Socioambiental (ISA). Na ocasião haverá uma roda de conversa com a diretora Mariana Lacerda. Representantes do povo Dâw, que participaram de um trabalho da diretora, estarão presentes.

"'Gyuri' teve várias exibições fora do País e estreou no Brasil no festival Internacional de documentários 'É Tudo Verdade', em 2020. Quando acabou, pudemos exibir o filme em salas de cinema, o que aconteceu ano passado. E levar o filme ao Norte significa, para mim, uma espécie de justiça poética", declara Mariana.

Para a cineasta, é uma grande honra exibir "Gyuri" na terra mais indígena do País. "Uma honra para mim exibir o filme no Cine Japu. Uma honra para mim poder contribuir, a partir da cidade, a partir do meu trabalho, com a luta indígena", diz ela.

Assim como os Yanomami e os povos indígenas de maneira geral que lutam pela sobrevivência, Claudia Andujar, de 90 anos, atravessou a guerra na Hungria, fugiu da perseguição nazista em Viena e, depois de se exilar no Brasil, acolheu e foi acolhida pelos Yanomami.

"Claudia perdeu toda sua família paterna no holocausto. Sabemos o quão o plano de genocídio indígena está em curso desde que o Brasil é Brasil. O trabalho da Claudia é para que se evite o que aconteceu com a sua família possa acontecer com os Yanomami. Para tanto, ela faz uso da arte, em seu caso, as fotografias", comenta a diretora.

Mariana conheceu o trabalho de Claudia em uma exposição na Pinacoteca de São Paulo, no ano de 2000. "Mas a ideia do filme nasce em 2015, após alguns momentos felizes que convivi com ela, entre encontros, palestras, conversas...", recorda.

Sinopse

"Uma linha geopolítica improvável entre a pequena aldeia húngara de Nagyvárad e a Terra Indígena Yanomami, na Amazônia brasileira. Judia, sobrevivente da Segunda Guerra, Claudia Andujar exilou-se no Brasil e dedicou a vida à salvaguarda dos povos Yanomami. Seu valioso acervo, sua militância incansável, seu passado de guerra e a vulnerabilidade atual dos indígenas são revistos por meio de diálogos de Andujar com o xamã Davi Kopenawa e o ativista Carlo Zacquini, com a interlocução do filósofo húngaro Peter Pál Pelbart".


A Crítica, 28/05/2023, Bem Viver, p. BV1


https://www.acritica.com/entretenimento/gyuri-filme-sobre-a-trajetoria-de-claudia-andujar-com-os-yanomami-e-exibido-no-norte-1.306018
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source