From Indigenous Peoples in Brazil
News
Escola indígena de Cruzeiro do Sul realiza formatura de alunos do ensino médio
01/02/2020
Autor: Redação com colaboração de Rubilici Almeida
Fonte: Notícias do Acre - agencia.ac.gov.br
https://agencia.ac.gov.br/escola-indigena-de-cruzeiro-do-sul-realiza-formatura-de-alunos-do-ensino-medio/
A Escola Estadual Indígena Tãmãkãyã, localizada na aldeia Nova Olinda, no KM 65, da BR 364, no município de Cruzeiro do Sul, realizou na tarde da última quinta-feira, 30, a formatura de ensino médio de seis jovens indígenas da etnia Nuki Kuin, popularmente conhecidos por katukinas.
A cerimônia aconteceu na própria escola e contou com a presença de lideranças indígenas, como o cacique-geral Fernando Rosa Katukina e representantes das aldeias Waninawa, Campinas, Bananeira, Masheyá e Samaúma, bem como os coordenadores da escola e servidores da Saúde que atuam na comunidade, além da coordenadora-geral do Núcleo da Educação de Cruzeiro do Sul, professora Ruth Bernardino, que representou o secretário de Educação no evento.
Para as lideranças katukinas, a formatura desses alunos na própria aldeia é uma grande conquista para o povo indígena. "Antes, a gente não tinha escola, não tinha nada para registrar nossa forma de conhecimento. Hoje, temos uma boa escola, temos bons profissionais da educação, que aceitaram o desafio de ministrar aulas na aldeia. Formar nossos jovens indígenas é uma marca histórica para nosso povo Nuki kuin, preservando a educação indígena e ofertando também a ocidental. Essa cerimônia é mais um incentivo para que nossos alunos prossigam o estudo", ressaltou Fernando Katukina.
Saulo Noki koí, um dos formandos, almeja seguir os estudos e fazer uma graduação em odontologia e futuramente, servir sua comunidade. "Meu sonho é estudar mais, fazer faculdade para dentista", disse Saulo.
Foi um processo de conquistas para nós. Primeiro conseguimos as unidades escolares, ampliamos para as modalidades de ensino e professores, depois vieram as formações indígenas e posteriormente a conclusão. Para nós é um motivo de orgulho muito grande, é mais uma etapa concluída para nossos alunos e agora os incentivamos para outros desafios, como fazer o curso vestibular, o Enem ou ter uma possibilidade de escolher como continuar, além de fortalecê-los", acrescentou Marcos.
O ensino nas aldeias permite a preservação da cultura e do modo tradicional dos povos indígenas e, ao mesmo tempo, o aprendizado sobre as transformações que ocorrem no mundo fora da aldeia. "É um dos objetivos da secretaria de Educação, enquanto professores, coordenadores de núcleo, que o indígena avance em seus estudos, com novos conteúdos, novos aprendizados, preservando seus costumes e sua cultura. Inclusive diversos projetos foram realizados nessa linha educacional", comentou Ruth Bernardino, coordenadora-geral do Núcleo da SEE no município de Cruzeiro do Sul.
Atualmente, a escola atende 219 alunos do ensino fundamental, anos iniciais e finais, e o ensino médio, com educação polilíngue (língua materna, português, inglês e espanhol) e revitalização da cultura Katukina.
A Escola Estadual Indígena Tãmãkãyã, localizada na aldeia Nova Olinda, no KM 65, da BR 364, no município de Cruzeiro do Sul, realizou na tarde da última quinta-feira, 30, a formatura de ensino médio de seis jovens indígenas da etnia Nuki Kuin, popularmente conhecidos por katukinas.
A cerimônia aconteceu na própria escola e contou com a presença de lideranças indígenas, como o cacique-geral Fernando Rosa Katukina e representantes das aldeias Waninawa, Campinas, Bananeira, Masheyá e Samaúma, bem como os coordenadores da escola e servidores da Saúde que atuam na comunidade, além da coordenadora-geral do Núcleo da Educação de Cruzeiro do Sul, professora Ruth Bernardino, que representou o secretário de Educação no evento.
Para as lideranças katukinas, a formatura desses alunos na própria aldeia é uma grande conquista para o povo indígena. "Antes, a gente não tinha escola, não tinha nada para registrar nossa forma de conhecimento. Hoje, temos uma boa escola, temos bons profissionais da educação, que aceitaram o desafio de ministrar aulas na aldeia. Formar nossos jovens indígenas é uma marca histórica para nosso povo Nuki kuin, preservando a educação indígena e ofertando também a ocidental. Essa cerimônia é mais um incentivo para que nossos alunos prossigam o estudo", ressaltou Fernando Katukina.
Saulo Noki koí, um dos formandos, almeja seguir os estudos e fazer uma graduação em odontologia e futuramente, servir sua comunidade. "Meu sonho é estudar mais, fazer faculdade para dentista", disse Saulo.
Foi um processo de conquistas para nós. Primeiro conseguimos as unidades escolares, ampliamos para as modalidades de ensino e professores, depois vieram as formações indígenas e posteriormente a conclusão. Para nós é um motivo de orgulho muito grande, é mais uma etapa concluída para nossos alunos e agora os incentivamos para outros desafios, como fazer o curso vestibular, o Enem ou ter uma possibilidade de escolher como continuar, além de fortalecê-los", acrescentou Marcos.
O ensino nas aldeias permite a preservação da cultura e do modo tradicional dos povos indígenas e, ao mesmo tempo, o aprendizado sobre as transformações que ocorrem no mundo fora da aldeia. "É um dos objetivos da secretaria de Educação, enquanto professores, coordenadores de núcleo, que o indígena avance em seus estudos, com novos conteúdos, novos aprendizados, preservando seus costumes e sua cultura. Inclusive diversos projetos foram realizados nessa linha educacional", comentou Ruth Bernardino, coordenadora-geral do Núcleo da SEE no município de Cruzeiro do Sul.
Atualmente, a escola atende 219 alunos do ensino fundamental, anos iniciais e finais, e o ensino médio, com educação polilíngue (língua materna, português, inglês e espanhol) e revitalização da cultura Katukina.
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source