From Indigenous Peoples in Brazil

News

Terra indígena em Santa Catarina elege cacique presidente com o uso de urnas eletrônicas

21/08/2023

Fonte: TSE - https://www.tse.jus.br



Nove aldeias de Laklãnõ Xokleng foram às urnas neste domingo (20), em segundo turno

21/08/2023 19:35 - Atualizado em 21/08/2023 20:12

Utilizando urnas eletrônicas emprestadas pela Justiça Eleitoral, a Terra Indígena Laklãnõ Xokleng, em Santa Catarina, elegeu no último domingo (20) o novo cacique presidente, em segundo turno. A região ocupa nove aldeias nos municípios de José Boiteux e Vitor Meireles, pertencentes à 14ª Zona Eleitoral, e também Itaiópolis, que sedia a 38ª Zona Eleitoral.
O cacique Setembrino Camlem foi o presidente eleito com 57,5% dos votos válidos (704). Ele ocupará o cargo pelos próximos três anos, sendo o responsável pelas nove aldeias que fazem parte da Terra Indígena.

O candidato derrotado, Faustino Criri, obteve 521 votos (42,5%). Foram 18 votos em branco e 14 nulos. Estavam aptos a votar 1.532 eleitores. Os votos válidos totalizaram 1.225. O índice de comparecimento foi de 82,05% (1.257 eleitores), e o de abstenção, de 17,95% (275 eleitores).

A votação começou às 8h e se encerrou às 15h.

O eleito e sua vice, Fabina Patte dos Santos, foram diplomados logo após a totalização, que levou menos de uma hora para ser concluída.

Agilidade

De acordo com o chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral de Ibirama, Camilo Leandro Sales, "a urna eletrônica facilitou a votação, pois, na última eleição, com as urnas de lona e os votos em papel, o término da totalização ocorreu somente em torno de meia-noite".

Segundo o chefe da Seção de Voto Informatizado do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-SC), João Sebastião Andrade, as eleições transcorreram sem qualquer intercorrência. O resultado da votação foi proclamado pelo presidente da Comissão Eleitoral da Terra Indígena, Laklãnõ Xokleng, André José.

1o turno

O primeiro turno das eleições na Terra Indígena Laklãnõ Xokleng ocorreu no dia 6 de agosto, também com o uso de urnas eletrônicas. Nove caciques regionais foram eleitos. Eles e os respectivos vices também foram diplomados logo após a proclamação do resultado. A disputa pelo cargo de presidente seguiu para o segundo turno, realizado neste domingo (20).

Esta foi a primeira vez que a Terra Indígena Laklãnõ Xokleng realizou suas eleições com o uso da urna eletrônica. Em 2016, a Terra Indígena Toldo Chimbangue, no oeste do estado, elegeu o cacique por meio do voto eletrônico.

Mesários

O pleito contou com 27 mesários, três por seção, todos indígenas. De acordo com Camilo Sales, os indígenas que participaram como mesários e técnicos de urna receberam treinamento a distância, via EAD da Justiça Eleitoral. "O interesse pelo equipamento também para as votações internas da aldeia demonstrou que aquela comunidade acredita na Justiça Eleitoral e na votação por urna eletrônica", afirmou o chefe de cartório.

Além do empréstimo das urnas e do treinamento dos mesários, o TRE-SC preparou os equipamentos, com a inserção dos dados de eleitoras, eleitores, candidatas e candidatos.

Empréstimo de urnas

Desde 1997, a Justiça Eleitoral promove o empréstimo das urnas eletrônicas e dá apoio e suporte gratuitos para que entidades públicas organizadas e instituições de ensino realizem suas eleições. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é um exemplo de entidade de classe que costuma utilizar as urnas eletrônicas em seus pleitos. O empréstimo é regulamentado pela Resolução TSE no 22.685/2007.

O objetivo com o empréstimo das urnas eletrônicas para outras eleições é treinar mesários, eleitores e o corpo técnico da própria JE fora do período eleitoral, bem como fazer a divulgação da urna eletrônica e de seus sistemas associados; além disso, reforçar que o sistema eletrônico de votação brasileiro é rápido, seguro e imune a fraudes.

JL/LC, DM

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC)

https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Agosto/terra-indigena-em-santa-catarina-elege-cacique-presidente-com-o-uso-de-urnas-eletronicas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source