From Indigenous Peoples in Brazil

News

Servidores criticam saída do Ministério da Justiça de operação na Terra Apyterewa

09/11/2023

Fonte: Clima Info - https://climainfo.org.br



Saída da Força Nacional de Segurança Pública da Terra Apyterewa coloca em risco os servidores da FUNAI e do IBAMA envolvidos na retirada dos invasores.

As entidades representativas dos servidores da FUNAI e do IBAMA divulgaram uma nota na qual criticam a decisão do Ministério da Justiça de retirar o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública que atuava na retirada de invasores não indígenas da Terra Apyterewa, no sul do Pará. A decisão, de acordo com os servidores, coloca em risco as equipes de fiscalização ambiental e de proteção indígena que seguem no território, agora sem a proteção das forças de segurança pública.

"A medida, alegada como estratégia para evitar excessos e o agravamento de conflitos, tem tido efeito contrário e, na prática, tem impedido o avanço operacional, ao passo que restringe a realização das ações positivas do governo, justamente aquelas que podem auxiliar no apaziguamento dos ânimos e auxílio às populações de baixa renda", diz a nota assinada pela ASCEMA Nacional, que representa os servidores do IBAMA, e Indigenistas Associados (INA), representante dos funcionários da FUNAI.

Ao longo de outubro, forças federais trabalharam pela saída voluntária de invasores não indígenas da Terra Apyterewa, em cumprimento a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, políticos locais e estaduais seguem pressionando o governo federal para acabar com a ação. Como o prazo para retirada terminou no dia 31 passado, o governo decidiu "pisar no freio" com as ações ostensivas até que se decida qual é o próximo passo da desintrusão do território.

"A possível suspensão das ações pode fomentar a resistência dos invasores contrários ao cumprimento da ordem judicial, alimentando estratégias de obstrução de justiça, acirrando ânimos, colocando em risco os próprios invasores, e aumentando a insegurança dos indígenas Parakanã e das equipes de servidores que estão em campo, desguarnecidas neste momento", destacaram as entidades representativas.

Agência Brasil, g1 e ((o)) eco, entre outros, repercutiram a nota.



ClimaInfo, 9 de novembro de 2023.

https://climainfo.org.br/2023/11/08/servidores-criticam-saida-do-ministerio-da-justica-de-operacao-na-terra-apyterewa/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source