From Indigenous Peoples in Brazil

News

Abril Indígena: Governo garante política indigenista mais inclusiva e representativa

11/04/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Em 56 anos de existência, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vive um marco na composição do seu quadro funcional. Além de ter mulheres indígenas na Presidência e em suas Diretorias, também é a primeira vez que o órgão indigenista tem reserva de vagas exclusivamente para candidatos indígenas em concurso público. E, também, que as suas Coordenações Regionais (CRs) são conduzidas 99% por indígenas.

Joenia Batista, do povo Wapichana, é a presidenta da Funai; Mislene Metchacuna, do povo Tikuna, além de servidora de carreira, é a diretora de Administração e Gestão; Lucia Alberta, do povo Baré, é diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável; e Janete Carvalho, indigenista, também servidora de carreira da Funai, é diretora de Proteção Territorial.

"Os povos indígenas estão alcançando espaços importantes nas esferas de poder. Ainda há muito a ser feito para fortalecer a Funai, mas todos os esforços que têm sido empreendidos pelo Governo Federal e seus parceiros já demonstram o quanto temos avançado quando se trata de participação inclusiva e representativa", ressalta a presidenta da Funai.

Em sua gestão, Joenia Wapichana faz questão de receber os povos indígenas em seu gabinete, em Brasília, para dar voz às comunidades que, por muito tempo, viveram à margem das políticas públicas, além de participar in loco de assembleias de povos indígenas. Não é diferente com as Diretorias de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS), Administração e Gestão (Dages) e de Proteção Territorial (DPT). A gestão da Funai acolhe as demandas e articula com outras instituições que possam dar o encaminhamento adequado para a garantia de direitos, tendo em vista o caráter transversal da pauta indígena, ou seja, a correlação com outras áreas de governo.

Outra conquista considerada histórica para a política indigenista foi a Medida Provisória no 1.203/2023, editada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a qual reestruturou diversos cargos e carreiras do Poder Executivo, entre eles, os da Funai. A iniciativa contempla cargos de nível superior, intermediário e auxiliar a fim de proporcionar uma gestão mais eficiente dos recursos humanos do órgão indigenista. A proposta foi construída com ampla participação das instituições representativas dos servidores da Funai.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril-indigena-governo-garante-politica-indigenista-mais-inclusiva-e-representativa
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source