From Indigenous Peoples in Brazil

News

Alcolumbre pauta na CCJ do Senado PEC que institui o marco temporal

10/07/2024

Fonte: ClimaInfo - https://climainfo.org.br/2024/07/10/alcolumbre-pauta-na-ccj-do-senado-pec-que-institui-o



Alcolumbre pauta na CCJ do Senado PEC que institui o marco temporal
Em nota técnica, ISA afirma que PEC "apresenta patentes vícios de constitucionalidade e convencionalidade, bem como configura inconteste retrocesso social e agravamento da crise climática".

Ávido para retornar ao comando do Senado em 2025, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) fez um aceno para a oposição e a bancada ruralista e pautou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, presidida por ele, a Proposta de Emenda à Constituição 48/2023, que estabelece o marco temporal para demarcar Terras Indígenas. O texto pode ser votado nesta 4ª feira (10/7).

A PEC, assinada pelo senador Dr. Hiran (PP-RR) e outros 26 parlamentares, altera o artigo 231 da Constituição Federal para definir que os Povos Indígenas só podem reivindicar terras ocupadas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação do documento, informam Correio Braziliense, O Antagonista e Revista Fórum. O texto recebeu parecer favorável do relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), lembra o Metrópoles.

O Instituto Socioambiental (ISA) emitiu uma nota técnica sobre a PEC do marco temporal. Entre as diversas irregularidades da proposta, a nota aponta a supressão de direitos e garantias individuais, que são cláusula pétrea constitucional; a ausência de consulta e o consentimento livre, prévio e informado, estabelecido pela Convenção 169 da OIT, ratificada pelo Brasil - e que portanto não pode ser desrespeitada por uma PEC; e a inconstitucionalidade material do marco temporal.

"Consideramos que a PEC n.o 48/2023 apresenta patentes vícios de constitucionalidade e convencionalidade, bem como configura inconteste retrocesso social e agravamento da crise climática, motivo pelo qual sugerimos sua pronta rejeição pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal", conclui a nota do ISA.

O Congresso aprovou no ano passado uma lei estabelecendo o marco temporal. Mas a tese foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que deu seu parecer em setembro de 2023.

Diante dos questionamentos na corte, o ministro Gilmar Mendes negou pedido para suspender a deliberação do Congresso que validou o marco temporal e determinou que a questão deverá ser discutida em audiências de conciliação. A primeira delas foi marcada por Gilmar para 5 de agosto, relatam Agência Brasil e Poder 360.
__

ClimaInfo, 10 de julho de 2024.


https://climainfo.org.br/2024/07/10/alcolumbre-pauta-na-ccj-do-senado-pec-que-institui-o-marco-temporal/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source