From Indigenous Peoples in Brazil

News

Cineastas indígenas lançam documentário no Dia Internacional dos Povos Indígenas

12/08/2024

Fonte: Sagres - https://sagresonline.com.br/cineastas-indigenas-lancam-documentario-no-dia-internacional-do



Cineastas indígenas lançam documentário no Dia Internacional dos Povos Indígenas

Da Redação -
12 de agosto de 2024 | 09h01

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no último dia 9 de agosto, três cineastas indígenas mulheres lançaram o documentário "Nosso Modo de Lutar," destacando a resistência e a luta dos povos originários do Brasil.

Produzido em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e a Rede Katahirine, o filme oferece uma perspectiva única e autêntica sobre as diversas formas de resistência dos povos indígenas em meio às constantes ameaças aos seus direitos e à sua existência.

Filmado durante a 20ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), o maior evento de mobilização indígena no Brasil, o documentário explora as histórias de 50 representantes de diferentes etnias, com um foco especial nas mulheres. "Nós mulheres podemos perceber muitas coisas que ninguém percebe", destaca Vanuzia Pataxó, da Katahirine - Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas.

O público é transportado para o cotidiano do acampamento, onde vozes indígenas narram suas lutas e tradições, desde as reuniões e marchas até as expressões culturais, como cantos, danças e artesanato.
Diversidade

As cineastas Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó, da Katahirine - Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas, capturam não apenas a diversidade dos povos, mas também a importância das mulheres indígenas na preservação e na defesa de suas culturas e territórios. Como Vanuzia Pataxó ressalta, "as danças e os cantos são armas fundamentais da ação política."

"A gente vê aqui que a mobilização é coletiva, não é separado, não é juventude, homens, mulheres. É uma luta coletiva entre crianças ao ancião", avalia Francy Baniwa. O filme, lançado em uma data emblemática para os povos indígenas, convida o público a refletir sobre a importância da autodeterminação, comunicação e diversidade cultural, conforme assegurado pela Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A Rede Katahirine, que significa "constelação" na língua Manchineri, busca fortalecer a produção audiovisual das mulheres indígenas, promovendo um espaço seguro e coletivo para narrativas que refletem suas visões de mundo e suas lutas. Ao apoiar iniciativas como o ISA, que há 30 anos defende os direitos dos povos indígenas e das populações tradicionais, você pode contribuir para a continuidade dessa luta.
Sinopse do documentário

O documentário "Nosso Modo de Lutar" é uma janela para a maior mobilização indígena do Brasil, onde os saberes e as tradições dos povos originários se revelam como formas únicas de resistência. Através das lentes de três cineastas indígenas, o público é convidado a vivenciar o Acampamento Terra Livre (ATL) e a compreender a profunda conexão entre cultura e luta na vida dos povos indígenas.

Direção e imagens: Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó / Rede Katahirine
Produção executiva: Tatiane Klein, Luiza de Souza Barros, Mariana Soares, Moreno Saraiva Martins e Luma Prado / ISA; Sophia Pinheiro, Mari Corrêa, Victoria Moawad / Instituto Catitu
Montagem: Manoela Rabinovitch / Instituto Catitu
Finalização: Cama Leão
Realização: Instituto Socioambiental (ISA), Katahirine - Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas e Instituto Catitu
Ano: 2024
País: Brasil
Duração: 15 min
Apoio: Fundação Moore, União Europeia e Catholic Agency for Overseas Development (CAFOD)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 - Redução das Desigualdades


https://sagresonline.com.br/cineastas-indigenas-lancam-documentario-no-dia-internacional-dos-povos-indigenas/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source