From Indigenous Peoples in Brazil

News

Amazonas está nos 2,3 milhões de hectares para indígenas e reforma agrária

16/09/2024

Fonte: BNC - https://bncamazonas.com.br



A iniciativa visa promover a distribuição justa de terras e apoiar a implantação de projetos habitacionais e agrícolas

O Amazonas está entre 15 estados brasileiros para destinação de 2,3 milhões de hectares terras públicas federais rurais para regularização fundiária e no reconhecimento dos direitos territoriais dos povos indígenas.

O processo foi feito pela Câmara Técnica de Destinação e Regularização Fundiária de Terras Públicas Federais Rurais, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em resoluções que foram publicadas nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial da União.

Dessa forma, serão 174.813,77 hectares alocados ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Esses terrenos serão utilizados para a regularização fundiária e a criação de assentamentos nos seguintes estados, além do Amazonas: Acre, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.

Esta iniciativa visa promover a distribuição justa de terras e apoiar a implantação de projetos habitacionais e agrícolas.

Já a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebe 2.218.060,9 hectares para o reconhecimento e a demarcação dos direitos territoriais dos povos indígenas. Esta medida é fundamental para assegurar a proteção dos territórios tradicionais, garantir a justiça social e respeitar os direitos das comunidades indígenas, promovendo a preservação de suas culturas e modos de vida.

Essas ações refletem um esforço coordenado para equilibrar as necessidades de regularização fundiária com a proteção dos direitos indígenas, promovendo uma gestão mais equitativa e sustentável das terras públicas federais.

https://bncamazonas.com.br/municipios/amazonas-23-milhoes-hectares-indigenas-reforma-agraria/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source