From Indigenous Peoples in Brazil

News

Encontro Povos Indígenas e Justiça de Transição - memória, verdade, reparação e não-repetição

29/08/2024

Fonte: Unb - noticias.unb.br



INSTITUTO DE POLÍTICAS RELACIONAIS E ARMAZÉM MEMÓRIA REALIZAM EM BRASÍLIA ENCONTRO SOBRE POVOS INDÍGENAS E JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO

O Encontro Povos Indígenas e Justiça de Transição - memória, verdade, reparação e não-repetição reunirá no dia 29 de agosto, na Universidade de Brasília (UnB), representantes dos povos indígenas, autoridades, pesquisadores, professores, jornalistas e estudantes universitários para apresentação do Centro de Referência Virtual Indígena do Armazém Memória como ferramenta pedagógica, política e jurídica para efetivação da justiça de transição para povos indígenas. A proposta do evento é promover um debate sobre a importância do acervo, que já conta com mais de 2,3 milhões de documentos digitalizados, e seus desdobramentos.

Organizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, em parceria com o Armazém Memória e com o apoio da Embaixada Real da Noruega no Brasil, o encontro faz parte do projeto Centro de Referência Virtual Indígena, que tem por meta contribuir para a construção de mecanismos de não-repetição da violência registrada contra os povos indígenas.

De acordo com a porta voz do evento - Daniela Greeb, o projeto conta com um grupo de pesquisadores indígenas que fazem o monitoramento da atual política indigenista, em parceria com o Observatório dos Direitos e Política Indigenista (OBIND-UnB) para o fortalecimento e a efetivação da justiça de transição de povos indígenas.

A programação do encontro prevê também apresentar a coleção Indígenas pela Terra e pela Vida, com 48 entrevistas de lideranças indigenas desenvolvida em parceria com o Museu da Pessoa, cujo foco é explorar as possibilidades de afirmação da história oral contada pelos próprios indígenas no processo de reparação.

Outro assunto que estará em pauta é a Comissão Nacional Indígena da Verdade, um legado do pesquisador Marcelo Zelic. O pesquisador, que ancestralizou em maio de 2023, será homenageado logo na abertura do evento. Marcelo Zelic era pesquisador, idealizador e coordenador do Armazém da Memória, um acervo virtual que reúne milhares de documentos digitalizados e sistematizados, disponíveis para pesquisas e consultas: https://armazemmemoria.com.br/

Zelic dedicou sua existência à luta em defesa dos direitos humanos e se debruçou sobre os "registros históricos das violações - sistematicamente praticadas e sistematicamente ignoradas pelo Estado - contra os povos originários do Brasil," como bem definiu o Conselho Indigenista Missionário. Nos últimos anos, Marcelo se empenhou em lutar pela criação da Comissão Nacional Indígena da Verdade.



Haverá também o lançamento do livro "Demarcar é reparar: olhar indígena sobre a Justiça de Transição no Brasil". Toda programação será presencial para cerca de 150 convidados e acontecerá no Auditório da Faculdade de Direito e Maloca na UnB. Haverá transmissão online pelo canal do Instituto de Políticas Relacionais no Youtube (clique aqui). Quem estiver participando presencialmente terá à disposição dois totens interativos para consulta ao Armazém Memória.



O Centro de Referência Virtual Indígena é um projeto realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais e pelo Armazém Memória em parceria com o Observatório dos Direitos e Políticas Indígenas - OBIND e Museu da Pessoa e apoio da Embaixada da Noruega no Brasil.




Link da programação: https://www.relacionais.org.br/encontro-povos-indigenas-e-justica-de-transicao/


https://noticias.unb.br/component/agenda/agenda/3965
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source