From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas fazem manifestação na BR-381 contra falta de água em aldeia na Grande BH

31/08/2024

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Indígenas fazem manifestação na BR-381 contra falta de água em aldeia na Grande BH
Moradores da aldeia Katurãma afirmaram que a situação piorou nesta semana. Crianças da comunidade foram internadas com erupções na pele.

Indígenas da aldeia Katurãma fizeram uma manifestação na BR-381, em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste sábado (31). Eles pediram a regularização do abastecimento de água e assistência médica para as crianças da comunidade.

A manifestação foi realizada no sentido Belo Horizonte da rodovia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), às 11h30, o trecho operava em "pare e siga", com lentidão do km 523 ao km 506. Por volta das 16h, a pista foi totalmente liberada.

De acordo com a comunidade, sempre houve problemas de fornecimento de água na terra onde vivem, conhecida como "Mata do Japonês", em São Joaquim de Bicas. No entanto, na última semana, a situação piorou, e crianças da comunidade começaram a passar mal - duas delas foram internadas em Belo Horizonte com erupções na pele.

Os indígenas temem que seja algo contagioso, e outras 20 crianças permanecem isoladas na aldeia.

"A gente pede desculpas à sociedade por estar fazendo isso aqui, mas, infelizmente, já faz seis meses que nós estamos fazendo essa reivindicação da água, e agora se agravou, porque tem sete dias que a água não cai na comunidade. E as contas vindo, já chegou conta de R$ 25 mil, de a gente ter que fazer vaquinha para pagar a água. [...] O que a gente está reivindicando aqui é um direito básico", disse a cacica Célia Ãgohó.

A reportagem da TV Globo esteve na aldeia, na manhã deste sábado, e verificou que as torneiras estavam secas, e roupas e vasilhas sujas se acumulavam no local.

"Não fomos nós quem destruiu o Rio Paraopeba. A gente vivia a 15 metros dele, tinha água pura, nossas nascentes, fazia nossos rituais, dava banho nas crianças, comia nosso peixe", completou a cacica, referindo-se ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em 2019, que levou lama de rejeitos ao rio.
Em nota, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) afirmou que o abastecimento de água para a comunidade "está normalizado e não apresentou interrupção ou intermitência no fornecimento".

"Um técnico da empresa esteve na comunidade na manhã deste sábado (31/08) para verificação da pressão de água na rede que atende aos imóveis, e constatou a normalidade na atuação do cavalete", disse a empresa.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disse que as duas crianças indígenas internadas no Hospital João Paulo II, em Belo Horizonte, estão com quadro clínico estável, com sintomas como febre, diarreia e lesões na pele.

Foi realizado exame de mpox em uma delas, e o resultado foi negativo.

"A SES-MG descarta surto da doença e está acompanhando a evolução e investigação dos casos por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs-Minas) e da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte", disse a pasta.

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2024/08/31/indigenas-manifestacao-br-381-contra-falta-de-agua-em-aldeia-grande-bh.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source