From Indigenous Peoples in Brazil

News

Evento promove diálogo inédito sobre transparência e participação social nas políticas de transportes

24/09/2024

Fonte: TCDF - https://www2.tc.df.gov.br/evento-promove-dialogo-inedito-sobre-transparencia-e-participacao-s



Evento promove diálogo inédito sobre transparência e participação social nas políticas de transportes

Por Joelma Trindade -
24/09/2024

Quais são os maiores gargalos para o transporte de produtos e pessoas no Brasil, considerando aspectos econômicos e socioambientais? Quais são as melhores alternativas para superá-los? De uma forma inédita, representantes de ministérios e de órgãos reguladores se reuniram este mês com representantes da sociedade civil para discutir sobre a necessidade de uma nova forma de realizar o planejamento da política setorial de transportes.

Esse foi o tema central do workshop "Planejamento Estratégico no Setor de Transportes: Caminhos para Sustentabilidade com Transparência e Participação Social", realizado no âmbito da Parceria para Governo Aberto, iniciativa internacional voltada para melhorar a transparência e a participação da sociedade civil nas políticas públicas. O evento foi organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério dos Transportes (MT), em parceria com o GT Infraestrutura e Justiça Socioambiental (GT Infra), o Instituto de Energia e Meio ambiente (IEMA), o Instituto Socioambiental (ISA), o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e a Transparência Internacional - Brasil (TI Brasil).

Durante o encontro, foi debatida a necessidade de fortalecimento de instrumentos e processos decisórios no planejamento estratégico no setor de transportes, considerando suas dimensões socioambientais, econômicas e políticas, com destaque à região amazônica. A presidente do Ibraop, Adriana Portugal, que também é auditora de controle externo do TCDF, destacou a importância de priorizar as necessidades da população ainda durante a fase de planejamento de forma transparente. "Isso é necessário para que o poder público não fique com um conjunto de obras propostas, muitas das quais questionáveis sob a ótica do interesse público, que viram fatos consumados, sobre os quais a sociedade brasileira só vai conseguir debater, de forma parcial e pouco consequente, na etapa do licenciamento ambiental", ressaltou.

Organizações da sociedade civil destacaram a necessidade urgente de melhorar processos decisórios, considerando os impactos diretos de empreendimentos de transporte na vida das pessoas e nos territórios. Elas cobraram o reconhecimento do direito de participar do planejamento desde o início, antes da tomada de decisões sobre projetos específicos, bem como a necessidade de internalizar as demandas territoriais nos instrumentos e processos decisórios. Uma reivindicação de vários participantes foi o reconhecimento do direito à consulta livre, prévia e informada dos povos indígenas e outras comunidades tradicionais, respeitando seus protocolos de consulta.

Fotos: Sérgio Mouraj

Com informações do Ibraop


https://www2.tc.df.gov.br/evento-promove-dialogo-inedito-sobre-transparencia-e-participacao-social-nas-politicas-de-transportes/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source