From Indigenous Peoples in Brazil

News

PF, em ação conjunta, realiza operação para a retirada de gados criados ilegalmente na Terra Indígena Apyterewa/PA

23/09/2024

Fonte: Polícia Federal - https://www.gov.br



Foram retirados 27 bois, 40 vacas, 26 bezerros e 42 equídeos

Redenção/PA. A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama, a Funai, a Força Nacional e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará, realizou nova operação para retirada de gado da Terra Indígena Apyterewa/PA, no último domingo (22/9). Os animais retirados eram criados ilegalmente no território.

Essa é terceira ação realizada pelos órgãos citados após o início da desintrusão da TI Apyterewa em outubro de 2023. A segunda ação ocorreu em menos de uma semana. Desta vez foram retirados 27 bois, 40 vacas, 26 bezerros e 42 equídeos.

Na ocasião, houve uma tentativa de impedir a retirada dos animais com a destruição de uma ponte de madeira que dava acesso à terra indígena. Os servidores dos órgãos envolvidos conseguiram reparar a ponte, permitindo a passagem dos caminhões carregados com os animais. Na primeira operação de remoção do gado, realizada em julho deste ano, outras duas pontes de madeira também haviam sido danificadas.

A Polícia Federal segue com investigações para identificar os responsáveis pelas ações criminosas.

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2024/09/pf-em-acao-conjunta-realiza-operacao-para-a-retirada-de-gados-criados-ilegalmente-na-terra-indigena-apyterewa-pa
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source