From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas do MT cobram ação urgente contra PL que libera uso de agrotóxicos às margens de nascentes

27/09/2024

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Indígenas do MT cobram ação urgente contra PL que libera uso de agrotóxicos às margens de nascentes

Rodrigo Castro

27/09/2024

Os deputados de Mato Grosso, figuras carimbadas no protagonismo das políticas antiambientais, "ressuscitaram" um projeto de lei que diminui a distância mínima, de 300 para 25 metros, para aplicação de agrotóxicos em áreas como povoados, nascentes e mananciais de água.

A movimentação suscitou uma reação do movimento indígena. A Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), que representa 46 povos do estado, cobrou uma ação urgente para derrubar a medida. A entidade quer uma intervenção dos órgãos de defesa do meio ambiente e medidas judiciais para impedir que o projeto se torne lei.

O PL 1833/2023, de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), já passou na primeira votação e deve retornar para a chancela do plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso após as eleições municipais.

Em nota, indígenas alertam que a medida vai provocar mais uma crise de saúde pública, afetando diretamente os povos tradicionais. Diz o documento:

"Essa lei prejudica não somente a saúde pública como diretamente a saúde dos povos indígenas de Mato Grosso, ameaça o equilíbrio do meio ambiente e coloca em contaminação direta a água e os peixes, que são as principais fontes de alimentação dos povos indígenas".

Segundo dados do Ministério da Saúde, pelo menos 36 pessoas sofrem intoxicação por agrotóxicos por dia. A cada dez dias, uma pessoa morre.

Ministério Público Federal e do Trabalho já se manifestaram contrários à proposta

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2024/09/indigenas-do-mt-cobram-acao-urgente-contra-pl-que-libera-uso-de-agrotoxicos-as-margens-de-nascentes.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source