From Indigenous Peoples in Brazil

News

Justiça condena governo do Maranhão a recuperar escola indígena em Grajaú

25/10/2024

Fonte: G1 Maranhão - https://g1.globo.com



A sentença apontou que as irregularidades apontadas na Escola Indígena Cocal Grande, na Aldeia Bacurizinho, prejudicam o desenvolvimento escolar saudável e colocam em risco a vida, a saúde e a integridade física dos estudantes.

A Justiça deu o prazo de 180 dias para o governo do Maranhão reformar a Escola Indígena Cocal Grande, na Aldeia Bacurizinho, em Grajaú, cidade a 565 km de São Luís. De acordo com a determinação, divulgada nessa quinta-feira (24), a escola se encontra com problemas estruturais, elétricos e hidráulicos.

Segundo o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), a escola está em condições inadequadas para a realização das atividades pedagógicas. Além da falta de banheiros e de refeitórios, o MP constatou que a escola não possui janelas ou portas, "o que leva à completa inutilização do local, repercutindo negativamente na prestação de ensino aos indígenas".

Na sentença, o juiz Alexandre Magno, responsável pela decisão, apontou que as irregularidades prejudicam o desenvolvimento escolar saudável e colocam em risco a vida, a saúde e a integridade física dos estudantes.

O juiz determinou que o Estado deverá executar as medidas necessárias para garantir educação de qualidade para a comunidade indígena da região o mais breve possível.

Caso não cumpra a determinação, o governo deverá pagar multa diária de R$10 mil, porém sem prejuízo de eventual responsabilidade penal pelo crime de desobediência.

Procurado pelo g1, o governo do Maranhão ainda não se posicionou sobre o assunto.

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2024/10/25/justica-condena-governo-do-maranhao-a-recuperar-escola-indigena-em-grajau.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source