From Indigenous Peoples in Brazil

News

Abin acompanha retirada de invasores de terra indígena Munduruku

11/11/2024

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Abin acompanha retirada de invasores de terra indígena Munduruku

Naira Trindade

11/11/2024

Antes mesmo do processo de desintrusão de Munduruku - que mira a extração ilegal de ouro, que causa erosão dos rios da bacia do Alto Tapajós e a contaminação por mercúrio -, a Abin elaborou relatórios para construir um panorama acerca da terra indígena, com histórico de ocupação, questões ambientais e análise de riscos para a realização da operação.

Depois, as inteligências dos órgãos que compõem a operação atuam para conferir a situação e, concluída a desintrusão, terá início a fase de consolidação, com a implementação de medidas para impedir retorno dos invasores. Serão desfeitas instalações, vias de acesso, cercas e construções que não sejam de interesse do povo originário.

Já na fase de pós-desintrusão, o governo promoverá ações diárias de monitoramento e patrulhamento, que serão acompanhadas pela Abin.

https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2024/11/abin-acompanha-retirada-de-ativistas-ilegais-da-terra-indigena-munduruku.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source