From Indigenous Peoples in Brazil

News

Mulheres indígenas realizam marcha em Porto Alegre por terra, saúde e educação na próxima segunda-feira (23)

20/09/2024

Autor: Redação

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefators.com.br



Na próxima segunda-feira (23) será realizada a 1ª Marcha das Mulheres Indígenas de Porto Alegre. O evento terá concentração a partir das 17h, na Praça Montevideo, no centro histórico. A capital gaúcha abriga povos originários de três etnias: Kaigang, Guarani M'bya e Charrua.

"Eu luto para que todas as pessoas tenham acesso à saúde, educação, direitos básicos garantidos. Todas merecem uma casa, uma cama quentinha, alimento", declarou Juliana Dilizia Guterres Dutra, indigenista e membro da organização da marcha.

"O que está no papel não está na prática e é para isso que eu luto todos os dias. Luto pelos direitos da Mãe Terra, de todos os seus povos e seu bem viver", acrescentou.

Segundo o Censo de 2022, Porto Alegre tem 2.708 indígenas, sendo 1.420 mulheres. No Rio Grande do Sul, a estimativa é que existam 36.096 indígenas, o que corresponde a 0,33% da população do estado.

De acordo com Juliana, a caminhada será uma manifestação de luta pela terra, saúde e educação para os povos originários. "E também de outras pessoas que precisam de apoio e estão desamparadas, porque as leis estão no papel mas não se tornam ações", justificou.

Antecedendo a caminhada será realizada uma exposição/feira de artesanato indígena da região sul, às 14h, no mesmo local. Representantes de movimentos populares, sociedade civil e lideranças políticas também farão parte da manifestação.

https://www.brasildefators.com.br/2024/09/20/mulheres-indigenas-realizam-marcha-em-porto-alegre-por-terra-saude-e-educacao-na-proxima-segunda-feira-23
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source