From Indigenous Peoples in Brazil

News

Núcleo de conciliação do STF marca audiência sobre proteção a indígenas isolados e de recente contato - atualizada em 17/09

13/09/2024

Fonte: STF - noticias.stf.jus.br



Núcleo de conciliação do STF marca audiência sobre proteção a indígenas isolados e de recente contato - atualizada em 17/09

Por determinação do ministro Edson Fachin, o Nusol/STF acompanha e monitora a adoção das medidas de proteção determinadas na ADPF 991.

13/09/2024 17:08 - Atualizado há 9 meses atrás

Post Views: 1.429

Foto aérea na posição paisagem de aldeia indígena no meio da mata Foto: Leo Otero/MPI

Por motivos operacionais, o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (Nusol) do Supremo Tribunal Federal (STF) remarcou para o próximo dia 1o/10, às 14h, a audiência na ação em que a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) pediu providências para proteger e garantir os direitos dos povos indígenas isolados e de recente contato.

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 991, de relatoria do ministro Edson Fachin, o STF determinou à União que adotasse uma série de medidas cautelares e elaborasse um plano de ação para regularizar e proteger as terras indígenas em questão. O processo foi remetido pelo relator ao Nusol/STF para que acompanhe e monitore o cumprimento das determinações.

A audiência será conduzida pela juíza Trícia Navarro, auxiliar da Presidência do STF e coordenadora do Nusol, e terá como objetivo colher informações e discutir possíveis aprimoramentos do plano presentado pela Funai, bem como medidas específicas em relação à proteção do Povo Indígena Isolado Kawahiva do Rio Pardo. Por esse motivo, os Estados do Amazonas e do Mato Grosso foram intimados a enviar representantes.
Audiência de contextualização

De acordo com a juíza Trícia Navarro, a audiência de contextualização é uma forma de diálogo mais compatível com os processos estruturais e não se limita à possibilidade de autocomposição do conflito, tendo natureza multifuncional. Nela é possível colher informações para subsidiar a tomada de decisão, alinhar as expectativas das partes envolvidos, tirar dúvidas e possibilitar esclarecimentos para todos quanto ao alcance das determinações impostas pelo STF e monitorar seu cumprimento.

(Virginia Pardal//CF)

Matéria atualizada em 17/09 para acréscimo de informação quanto à nova data da audiência.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source