From Indigenous Peoples in Brazil

Notícias

Morre líder indígena que estampou nota de cruzeiro, aos 100 anos

13/08/2025

Autor: Aline Gouveia

Fonte: Correio Braziliense - https://www.correiobraziliense.com.br/



Morre líder indígena que estampou nota de cruzeiro, aos 100 anos
Jijukè estampou o verso da nota de mil cruzeiros lançada em 1990, a primeira cédula brasileira a homenagear povos indígenas do Brasil

A líder indígena Jijukè morreu aos 100 anos na segunda-feira (11/8). Ela ficou conhecida por estampar o verso da nota de mil cruzeiros lançada em 1990, a primeira cédula brasileira a homenagear povos indígenas do Brasil. Jijukè era do povo Karajá e da aldeia Hãwalo, em Santa Isabel do Morro (TO). A causa da morte não foi divulgada.

A imagem de Jijukè estampada na nota de mil cruzeiros foi registrada pelo fotógrafo José Américo Peret. Com uma tiragem limitada de 5 milhões de unidades, a cédula se tornou um item raro e muito buscado por colecionadores. Na nota, a indígena está ao lado de Koixaru Karajá, sua companheira. Jijukè nasceu em 16 de janeiro de 1925.

"Jijukè agora se junta aos nossos ancestrais, mas sua imagem e legado seguem vivos na memória do Brasil e do nosso povo", afirmou a página Mídia Karajá, no Instagram.

Segundo o Museu Nacional, o povo Karajá habita as margens do rio Araguaia e as aldeias têm a ocupação territorial entre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará. Esses indígenas se autodenominam Iny, que significa "nós mesmos".

https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2025/08/7224910-morre-lider-indigena-que-estampou-nota-de-cruzeiro-aos-100-anos.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.