From Indigenous Peoples in Brazil

News

PL da Devastação fere Constituição e Lula precisa vetá-lo na íntegra, diz ambientalista

16/07/2025

Autor: Adele Robichez, Kaique Santos e Larissa Bohrer

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/



PL da Devastação fere Constituição e Lula precisa vetá-lo na íntegra, diz ambientalista
Para Wagner Ribeiro, projeto compromete futuro do país e enfraquece o papel do Brasil como potência socioambiental

O Projeto de Lei apelidado de "PL da Devastação" representa uma afronta direta à Constituição brasileira e ao futuro do país, e deve ser vetado na íntegra pelo governo federal. Essa a análise do geógrafo Wagner Ribeiro, professor de pós-graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP). "Nos termos que está o projeto, ele afronta claramente a Constituição. Portanto, independentemente da decisão do presidente Lula (PT), é possível ser questionado", afirma em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

O projeto avança na Câmara e pode ser votado ainda nesta quarta-feira (16). Ribeiro critica a proposta, que amplia a dispensa de licenciamento ambiental, prevê a autodeclaração de impacto por parte de empreendedores e enfraquece a atuação de órgãos de fiscalização como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

"É uma baita boiada geral", alerta. "Estamos dando o 'liberou geral', permitindo gratuitamente o avanço do desmatamento em larga escala, comprometendo não só nossa situação presente, mas também as gerações futuras", acrescenta.

Segundo o geógrafo, o PL ameaça um dos maiores patrimônios do Brasil: a sua biodiversidade associada à sociodiversidade, como os conhecimentos de povos originários, quilombolas, ribeirinhos e caboclos.

"Temos uma vantagem geográfica comparativa extraordinária que está sendo perdida por meio dessa aposta equivocada. O presidente Lula tem tudo para vetar esse projeto na íntegra, deveria ter essa ousadia", defende. "Fortaleceria a posição da ministra [do Meio Ambiente] Marina Silva e daria mais tempo para discutir os reais impactos dessa catástrofe que está sendo produzida no Congresso", explica.

Paradigma ultrapassado
Outro ponto criticado por Ribeiro é a inclusão da mineração no projeto, o que pode agravar ainda mais os impactos sobre o meio ambiente e os territórios indígenas. "A mineração precisa ser feita com cautela, sem comprometer os demais serviços ambientais. É um novo paradigma que o século 21 aponta, a partir da biotecnologia, da ciência e tecnologia. [O PL] insiste na mineração clássica, que faz buraco, o devasta, e deixa depois o passivo ambiental", critica.

A flexibilização do licenciamento por estados e municípios também preocupa o especialista, especialmente em relação à Mata Atlântica, que já perdeu cerca de 90% de sua cobertura original. "Essa flexibilização vai gerar muita pressão sobre a Mata Atlântica. Está agravando ainda mais a dificuldade de conseguir ter água de qualidade para abastecer a região metropolitana de São Paulo, por exemplo", diz.

https://www.brasildefato.com.br/2025/07/16/pl-da-devastacao-fere-constituicao-e-lula-precisa-veta-lo-na-integra-diz-ambientalista/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source