From Indigenous Peoples in Brazil

News

Livro traz antologia inédita dos sertões do rio Tibagi e Campos de Guarapuava

26/08/2025

Fonte: Fapesp - https://agencia.fapesp.br



De autoria de Denise Aparecida Soares de Moura, professora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Franca, a obra é resultado de pesquisa financiada pela FAPESP sobre o processo de formalização pública do conhecimento da bacia hídrica dos sertões do Tibagi no século 18 e sua relação com a definição de limites territoriais entre as duas Coroas ibéricas na América.

"Por meio de croquis, desenhos, mapas e manuscritos de coleções conservadas em instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior, produzidos por mapeadores que percorreram a região entre 1768-1773 e submetidos à abordagem da história social da cartografia, são discutidos as fragilidades, os limites e a dependência dos estados das territorialidades de povos indígenas falantes da língua jê e de sertanejos", descreve Moura para a Agência FAPESP.

A professora mostra na publicação que paisagens, lugares de memória e territórios destes agentes sociais não estatais foram apropriados e remodelados por agentes estatais para produzir um discurso de conquista, posse e soberania de Estado.

"Algumas das imagens cartográficas do livro são inéditas, como um croqui que estampa pela primeira vez o etnônimo Xaclan, conservado na coleção da Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, Portugal. Este vocábulo pode corresponder à etnia Xokleng, também conhecida como Laklãño, que originalmente ocupava terras nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul", comenta a autora.

O livro é voltado para historiadores, especialistas da geografia humana, arquitetos e todos aqueles envolvidos com reflexões e projetos sobre espaço, território, territorialidade, paisagens e lugares de memória.

"Seus resultados têm potencial para impactar setores da sociedade não acadêmicos, como ativistas de causas de comunidades indígenas e não indígenas ou adeptos da ciência participativa que defendem a capacidade dos não técnico-profissionais de produzir conhecimento. Ao focalizar a história do mapeamento da região e sua malha fluvial, a pesquisa contribui para dar visibilidade a geografias menos midiáticas ameaçadas por inseguranças humanas e naturais de toda a ordem", destaca Moura.

O livro tem 402 páginas e pode ser comprado por R$ 108,99 no site da Editora Unesp.

https://agencia.fapesp.br/livro-traz-antologia-inedita-dos-sertoes-do-rio-tibagi-e-campos-de-guarapuava/55680
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source