From Indigenous Peoples in Brazil

News

Feira Krahô de Sementes Tradicionais reforça alimentação saudável e sustentável no Tocantins

04/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



No norte do estado do Tocantins, entre os rios Manoel Alves Grande e Manoel Alves Pequeno, afluentes da margem direita do rio Tocantins, acontece a XIV Feira Krahô de Sementes Tradicionais. O evento teve início na terça-feira (2), na aldeia Galheiro, na Terra Indígena (T.I.) Krahô, em Itacajá, e segue até sábado (6). A feira é realizada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), juntamente com as associações indígenas Me Hempej Xá e Wyty Cate, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Feira, que é pioneira no Tocantins e no Brasil, busca o fortalecimento de uma alimentação mais saudável e sustentável, além do incentivo ao plantio de sementes tradicionais do Cerrado, onde vivem os Krahô, conhecidos também como Mehim. Foi o que explicou um dos organizadores da Feira, Indiarrury Can Krahô. Ele conta que o evento teve início em 1997, mas foi interrompido em 2013, após um acidente que deixou a comunidade em luto.

Ainda de acordo com Indiarrury, em 2023, os caciques Krahô solicitaram a retomada da feira, e desde então buscam parceiros, como a Funai, para a sua realização. "Muitos dos nossos parentes indígenas deixaram de plantar e de se alimentar desses plantios, e começaram a comprar do comércio na cidade, elevando o índice de diabéticos, hipertensos e obesos aqui nas aldeias Krahô. Então, um dos objetivos deste evento é a busca por uma soberania alimentar, isto é, por uma alimentação mais saudável e que possamos continuar plantando, colhendo e incentivando a prática das sementes tradicionais para as futuras gerações, e, com isso, resistindo", pontuou Indiarrury.

A Funai, por meio da Coordenação Regional Araguaia Tocantins (CR-ATO), juntamente com a Coordenação-geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGEtno), vinculada à Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da Funai, estiveram presentes em todos os processos de realização do evento, desde planejamento, organização, apoio logístico e financeiro.

Para o coordenador-geral da CGEtno, Jefferson Fernandes, realizar e apoiar este evento, só mostra o trabalho do Governo Federal, por meio da Funai, "em prol da promoção cultural dos povos indígenas, como a troca e incentivo do plantio de sementes tradicionais, e por uma melhor segurança alimentar no território Krahô".

Segundo ele, a feira é um evento estratégico realizado pelos próprios Krahô, com apoio da Funai e de outras instituições, pois fomenta e melhora as condições de alimentação dentro do território. "A feira é retomada com aprimoramento de discussões e com um resgate, não somente cultural, mas, também, da dignidade desse povo", complementou Jefferson.

O coordenador regional da Funai Araguaia Tocantins, Bolivar Xerente, lembra que contribuir com eventos como esse, é uma valorização cultural e representa a defesa da vida dos povos indígenas.

"Cuidar do plantio é promover a cultura e a alimentação de qualidade, sem transgênicos. As sementes tradicionais para o povo Krahô só existem dentro do próprio território. E os participantes, inclusive outros povos indígenas, poderão levar daqui e plantar em suas terras tradicionais. É uma feira demandada pela própria comunidade, que a Funai, por meio da CR Araguaia Tocantins, articulou e participou em todo o processo com muita felicidade", disse Bolivar.

Participaram também como apoio, a Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins(Arpit), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério Público Federal do Tocantins (MPF-TO), o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei-TO), vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc-TO), a Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot-TO), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o Ruraltins, e ainda as Prefeituras de Itacajá e Goiatins.

Feira de Sementes Tradicionais
A Feira Krahô de Sementes Tradicionais do Tocantins, iniciada em 1997, foi a pioneira no Brasil e é referência para realização de outros eventos de sementes tradicionais indígenas no país. É um evento cultural e de agrobiodiversidade realizado pelo povo Krahô, para a troca de sementes nativas, celebração da cultura e fortalecimento da agricultura tradicional. É ainda um espaço de intercâmbio de saberes, artesanato, sementes e culinária entre diferentes etnias indígenas, como os povos Akwe-Xerente, Karajá, Avá-Canoeiro e outros, e serve como símbolo de resistência e preservação de conhecimentos ancestrais.

No primeiro dia de evento, além de abertura cultural e pronunciamento de representantes indígenas e das instituições parceiras, aconteceu uma mesa de debates sobre Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas com mediação de representantes do povo Krahô e de técnicos da Funai; além de Corrida de Tora (tradição Krahô) e apresentação dos Hôôxwa (rito da batata doce).

O evento ainda terá, nos próximos dias, mesa de debates sobre Políticas Públicas e Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional; Oficina sobre Compras Governamentais, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ações de Segurança Alimentar e Nutricional; Homenagem aos guardiões e guardiãs Krahô; Exposição e troca de sementes tradicionais; e Roda de conversa com lideranças indígenas tradicionais e juventude.

Krahô
Localizados nos municípios de Itacajá e Goiatins, os Krahô chamam a si próprios de Mehim, um termo que, no passado, era aplicado aos membros dos demais povos falantes de sua língua e que viviam conforme a mesma cultura. A esse conjunto de povos se dá o nome de Timbira. A língua falada por eles também leva o nome de Krahô, que pertence ao tronco linguístico Macro-Jê e a família Jê. Vivem em aldeias de formato circular e são muito conhecidos pelas corridas de toras, além das práticas de caça, pesca e plantio de sementes.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/feira-kraho-de-sementes-tradicionais-reforca-alimentacao-saudavel-e-sustentavel-no-tocantins
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source