From Indigenous Peoples in Brazil

News

De posto precário ao 1o hospital indígena do Brasil: fotos mostram o antes e depois da estrutura de saúde na Terra Yanomami

09/09/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



De posto precário ao 1o hospital indígena do Brasil: fotos mostram o antes e depois da estrutura de saúde na Terra Yanomami
Centro de Referência em Saúde Indígena (CRSI) Xapori Yanomami é o primeiro hospital em saúde indígena do Brasil. Antes da região entrar em situação de emergência, em janeiro de 2023, atendimentos médicos ocorriam em um barracão de madeira.

O primeiro hospital de saúde indígena do Brasil começou a funcionar na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, dois anos após o governo federal reconhecer a emergência de saúde pública na região.

Localizado em Surucucu, considerada uma região de referência para atendimentos médicos dentro do território, o Centro de Referência em Saúde Indígena (CRSI) Xapori Yanomami é o primeiro hospital em saúde indígena do Brasil.

O hospital atenderá 60 comunidades do território indígena, alcançando aproximadamente 10 mil pessoas. A unidade é preparada para realizar atendimentos de urgência e emergência, consultas, exames e o tratamento de malária e desnutrição, principais doenças identificadas entre os Yanomami.


O centro começou a ser construído em agosto do ano passado e custou cerca de R$ 29 milhões. Antes da situação de emergência na região ser declarada, em janeiro de 2023, os atendimentos de saúde ocorriam em uma unidade básica de saúde com estrutura precária - a enfermaria, onde os pacientes indígenas ficavam internados, era um barracão de madeira de chão batido.

As imagens a seguir mostram o contraste entre a estrutura da unidade básica de saúde antes e durante o decreto de emergência, e a do hospital, registrado no último sábado (6), quando iniciou os primeiros atendimentos.

Veja o antes e depois da estrutura de saúde em Surucucu:

Terra Indígena Yanomami
Com 9,6 milhões de hectares, a Terra Yanomami é o maior território indígena do Brasil em extensão territorial. Localizado no Amazonas e em Roraima, o território abriga cerca de 32 mil indígenas, que vivem em 392 comunidades.

O povo Yanomami é considerado de recente contato com a população não indígena e se divide em seis subgrupos de línguas da mesma família, designados como: Yanomam, Yanomami, Sanöma, Ninam, Ỹaroamë e Yãnoma.

Há décadas, o território é alvo do garimpo ilegal, que destrói a floresta, contamina os rios e afeta diretamente o modo de vida dos Yanomami.


A região está em emergência de saúde desde janeiro de 2023, quando o governo federal, a partir da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começou a criar ações para atender os indígenas, como o envio de profissionais de saúde e cestas básicas, além da retirada de garimpeiros.

Saiba sobre a visita do ministro da saúde ao território indígena:

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2025/09/09/de-posto-precario-ao-1o-hospital-indigena-do-brasil-fotos-mostram-o-antes-e-depois-da-estrutura-de-saude-na-terra-yanomami.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source