From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai participa das Câmaras Temáticas da 5ª Reunião Ordinária do CNPI

08/10/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou das discussões das Câmaras Temáticas (CTs) do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), ocorridas, nesta quarta-feira (8), em Brasília. A Funai sediou duas das seis reuniões: a CT I - Direitos territoriais, demarcação, proteção e gestão territorial e a CT V - Proteção e enfrentamento às violências de gênero contra mulheres e meninas indígenas e indígenas LGBTQIAPN+.

O CNPI é considerado a maior instância deliberativa para a elaboração de políticas públicas destinadas aos povos indígenas. As discussões das CTs fazem parte da 5ª Reunião Ordinária do CNPI, cuja abertura ocorreu na sede da Funai, na terça-feira (7), com reunião da Bancada Indígena. O evento segue até sexta-feira (10), com reuniões plenárias.

Demarcação de terras

A CT I discutiu, entre outros assuntos, estratégias para avançar nos processos de demarcação de terras indígenas. Na ocasião, entre outros pontos, a Funai reforçou o seu posicionamento contrário à Lei 14.701/23, que prejudica os procedimentos demarcatórios, e o compromisso da instituição com a demarcação de terras para assegurar o acesso dos povos indígenas a direitos como saúde, educação e segurança.

A Câmara Temática defende a declaração de inconstitucionalidade da lei pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os participantes destacaram que as terras indígenas são fundamentais para a vida e para a proteção e preservação das línguas, culturas e tradições dos povos indígenas. Além disso, reforçaram que a demarcação é uma das principais estratégias para o enfrentamento às mudanças climáticas, considerando os modos de vida sustentáveis dos povos indígenas, que contribuem para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

A demarcação de terras indígenas é prioridade da Funai, que retomou os procedimentos demarcatórios em 2023, após anos de paralisação. Desde então, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, homologou 16 territórios localizados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste.

Enfrentamento às violências
A CT V discutiu temas voltados para o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas indígenas; implantação da Casa da Mulher Brasileira Indígena; construção de equipamentos e redes especializadas no atendimento e acolhimento de mulheres e meninas vítimas de violência; formação de jovens sobre prevenção à violência; Programa Bem Viver+, voltado para os direitos humanos da população indígena da LGBTQIA+.

Câmaras Temáticas

Com participação paritária de representantes do Governo Federal e de organizações indígenas, as Câmaras Temáticas abordam a proposição de demandas prioritárias para os povos indígenas. Sua função é analisar assuntos específicos e relacionados às competências do CNPI, contribuindo para a elaboração e o acompanhamento de políticas públicas para os povos indígenas. As discussões e o planejamento de cada CT servem de subsídios para os conselheiros pautarem a política indigenista e as ações a serem implementadas nos territórios indígenas.

As seis Câmaras Temáticas são:

CT I - Direitos territoriais, demarcação, proteção e gestão territorial e ambiental;

CT II - Autodeterminação, direito à consulta e participação social;

CT III - saúde indígena e assistência social;

CT IV - Educação escolar indígena intercultural em todos os níveis e modalidades;

CT V - Proteção e enfrentamento às violências de gênero contra mulheres e meninas indígenas e indígenas LGBTQIAPN+;

CT VI - Direitos indígenas, sociais, culturais e econômicos.

CNPI

O CNPI é um colegiado consultivo, vinculado ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI), responsável pela elaboração e pelo acompanhamento de políticas públicas destinadas aos povos indígenas. Sua composição é paritária entre indígenas e representantes do Estado brasileiro com igualdade de direito a voz e voto. O colegiado foi reinstalado em cerimônia considerada histórica no dia 17 de abril deste ano, em razão de ter sido extinto em 2019.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-participa-das-camaras-tematicas-da-5a-reuniao-ordinaria-do-cnpi
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source