From Indigenous Peoples in Brazil

News

Fórum de Memória e Justiça divulga carta e marca cerimônia para entrega de minuta da Comissão Nacional Indígena da Verdade

10/10/2025

Fonte: Cimi - https://cimi.org.br



O Fórum Memória, Verdade, Reparação Integral, Não Repetição e Justiça para os Povos Indígenas programou uma cerimônia para o dia 21 de outubro, em Brasília (DF), durante a qual será entregue a autoridades uma minuta de ato normativo para a criação e organização da Comissão Nacional da Verdade Indígena (CNIV). Formado por um conjunto de organizações e instituições, o Fórum também tornou pública a carta intitulada "Por que uma Comissão Nacional Indígena da Verdade?".

A carta foi emitida pela Coordenação Colegiada do Fórum, que inclui a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o Instituto de Políticas Relacionais (IPR), o Ministério Público Federal (6ª CCR/MPF) e o Observatório de Direitos e Políticas Indígenas da Universidade de Brasília (OBIND-UnB), com apoio da Embaixada da Noruega no Brasil.

O documento (leia na íntegra aqui) é resultado de um processo de construção coletiva voltado a superar o passado de violência e fortalecer o direito dos povos indígenas à memória e à autodeterminação. "A revelação da verdade", aponta a carta, "é fundamental para superar o passado de violência e valorizar o direito dos povos indígenas a se sentirem diferenciados, autônomos em suas decisões e seguros de sua perpetuação como povos distintos".

No relatório divulgado em setembro sobre sua recente visita ao Brasil, o relator especial das Nações Unidas sobre formas contemporâneas de escravidão, Tomoya Obokata, recomendou ao Brasil "a criação de um órgão nacional sobre Memória e Verdade Indígena para permitir que as vozes dos Povos Indígenas sejam ouvidas".

Cerimônia e entrega de minuta

Como destaca a carta divulgada pelo Fórum, em 2014, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) recomendou ao Estado brasileiro treze ações a serem tomadas em relação aos povos indígenas. Dentre elas estão a demarcação e proteção de seus territórios e a criação de uma Comissão Nacional da Verdade Indígena, "com o propósito de o Estado assumir a sua responsabilidade pelas graves violações e iniciar um processo reparatório amplo e de caráter coletivo para os povos originários".

Buscando concretizar essa recomendação que o Fórum elaborou uma minuta de ato normativo para a criação e organização desta Comissão Especial. Essa minuta deverá ser entregue oficialmente às instâncias governamentais competentes durante uma cerimônia programada para o dia 21 de outubro de 2025, às 15h, no Auditório do Centro Cultural de Brasília (CCB).

O evento ocorrerá em Brasília com o objetivo de que o Estado brasileiro assuma sua responsabilidade pelas graves violações de direitos humanos sofridas pelos povos originários, que incluíram assassinatos, remoções forçadas, envenenamentos, sequestros de crianças e esbulho de terras. A criação da CNIV é vista como um dever do Estado, conforme o artigo 216 da Constituição Federal, para assegurar o direito à memória de cada povo indígena.

O documento detalha a necessidade de criação de uma Comissão Nacional Indígena da Verdade (CNIV) em decorrência da violência secular e sistemática contra os povos originários, que se institucionalizou através de órgãos como o Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e a Funai, e foi agravada durante a ditadura cívico-militar-empresarial (1964-1985).

O Fórum

O Fórum Memória, Verdade, Reparação Integral, Não Repetição e Justiça para os Povos Indígenas é uma iniciativa multissetorial instituída em 13 de setembro de 2024. O propósito central do Fórum é ampliar o debate público sobre a justiça de transição para os povos originários e, principalmente, formular uma proposta de instituição da CNIV.

Em um ano, o Fórum realizou 16 plenárias e conseguiu levantar mais de 80 casos de povos que tiveram seus direitos violados. A iniciativa opera por meio de grupos de trabalho e é integrada por mais de 60 organizações indígenas, sociedade civil, academia e observadores internacionais, entre as quais a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

https://cimi.org.br/2025/10/forum-memoria-justica-carta-minuta-cniv/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source