From Indigenous Peoples in Brazil

Notícias

Nota de apoio aos Xukuru Kariri em oposição às mentiras ditas em Palmeira dos Índios (AL) sobre a demanda territorial do povo

10/10/2025

Fonte: Cimi - https://cimi.org.br



As pastorais sociais, movimentos sociais e populares e organizações da sociedade civil manifestam apoio fraterno e irrestrito ao povo Xukuru Kariri diante das ameaças verbais, intimidações e da disseminação de informações distorcidas sobre o processo de demarcação de parte do território tradicional reivindicado pela comunidade indígena.

Reconhecemos que há mais de quatro gerações o território Xukuru Kariri tem sido alvo de especulação e invasão por diversos segmentos fundiários, gerando tensões, rivalidades e episódios de violência. A luta do povo indígena não se dá contra pessoas, mas contra a injustiça histórica imposta.

Os Xukuru Kariri defendem, com dignidade, o direito à terra e à vida, respeitando os direitos dos pequenos agricultores e compreendendo que o reassentamento justo e a indenização legal são os caminhos necessários para evitar qualquer forma de injustiça. As famílias indígenas não advogam qualquer situação de violação de direitos humanos em relação às benfeitorias de boa-fé, compreendendo que todos os posseiros, particularmente os menores, dispõem, seguindo o rito legal, de compensação indenizatória no decurso de saída do território, tendo o INCRA a obrigação de proceder com o reassentamento dos pequenos agricultores.

Como é de conhecimento geral, o povo Xukuru Kariri cresceu em população ao longo de décadas, porém seu território continuou encolhendo diante dos contínuos processos de invasão. As pastorais sociais e movimentos sociais, orientados pelo princípio evangélico de que "todos/as tenham vida e vida em abundância" (Jo 10-10), defendem o direito inalienável à vida digna das famílias indígenas Xukuru Kariri, defesa que se estende às demais famílias não indígenas que possuem o direito ao reassentamento e indenização.

Os Xukuru Kariri não desejam desalojar famílias de pequenos agricultores de qualquer jeito. Defendem a justa indenização para os casos que se aplicam a lei e evitar qualquer forma de injustiça a essas famílias

Os Xukuru Kariri são agricultores/as que sobrevivem de roças individuais e coletivas. Têm produzido alimentos saudáveis, agroecológicos e orgânicos; semanalmente abastecem a feira livre de Palmeira dos Índios e região, gerando qualidade de vida à população, emprego e renda. São inaceitáveis as notícias veiculadas pela mídia local, por indivíduos de má índole, que difamam os indígenas com preconceitos, calúnias e injúrias raciais.

O povo Xukuru Kariri nunca se opôs a sentar para escutar, dialogar e negociar acordos como os posseiros; jamais usou de violência ou intimidação para impor qualquer pauta. Sempre buscou o caminho do entendimento respeitoso por acreditar no valor da justiça cordial, amparando-se no lastro da Constituição Federal de 1988, especificamente o capítulo 231.

Em tempos de notícias falsas, ódios gratuitos e incitação a conflitos, os Xukuru Kariri não acirram ânimos, buscam o revide e não instigam mentiras. Querem, tão somente, viver como povo livre em suas terras, já que ainda hoje, em grande parte, elas se encontram obstruídas, invadidas e ocupadas por não indígenas.

Em apoio às lutas dos povos indígenas do Brasil, entende-se que o clima de desinformação que determinados setores contrários tem promovido junto à população palmeirense não ajuda a entender o problema; o que eles buscam, na verdade, é tão somente instigar desarmonia entre as partes e retardar o inadiável processo de restituição das terras tradicionais Xukuru Kariri .

É sempre oportuno nos lembrar: "Nós somos terra" (Gn 2,7). Como bem afirma Papa Francisco, "o nosso corpo é constituído pelos elementos do Planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos" (LS 2).

Compreendemos que cada um/a é parte da harmonia universal. Por isso, atentos ao processo demarcatório do território Xukuru Kariri, possamos nos permitir escutar - com os ouvidos da alma - e, juntos/as, encontremos o bom senso necessário diante das decisões que serão tomadas pela Justiça brasileira, fazendo valer a tão esperada restituição das terras Xukuru Kariri.

Palmeira dos Índios, 10/10/2025.

Fraternalmente,

Comissão Diocesana das Pastorais Sociais da Diocese de Palmeira dos Índios

Conselho Indigenista Missionário - CIMI/Nordeste

Comissão Pastoral dos Pescadores - CPP/NE

Comissão Pastoral da Terra - CPT

Unidade Popular - Diretório Estadual

Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB

Movimento de Mulheres Olga Benário

Movimento Luta de Classes - MLC

Movimento Correnteza

União da Juventude Rebelião - UJR

Frente Negra Revolucionária - FNR

Grupo de Pesquisa Cultura e Cidadania Planetária - GPCCP - UFAL Campus do Sertão.

Associação de Agricultores Alternativos-AAGRA

Movimento dos Pequenos Agricultores -MPA

Associação dos Pequenos Agricultores do Estado de Alagoas -APAEAL

Movimento Pró Desenvolvimento comunitário

Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/AL)

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST


https://cimi.org.br/2025/10/nota-de-apoio-aos-xukuru-kariri/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.