From Indigenous Peoples in Brazil

News

Durante reunião do CNPI, Ministério das Comunicações anuncia plano de inclusão digital e edital de rádio comunitária para territórios indígenas

10/10/2025

Fonte: MPI - https://www.gov.br



O ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, anunciou uma frente de cooperação com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) para incluir territórios e comunidades originárias no Plano Nacional de Inclusão Digital. O anúncio ocorreu durante o segundo dia da 5ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), realizada em Brasília, na sexta-feira (10).

Em seu discurso, o ministro enfatizou que não há desenvolvimento social sem inclusão digital e reafirmou o compromisso do governo Lula de usar a tecnologia como ferramenta de cidadania. "A tecnologia aproxima pessoas, facilita o acesso a serviços públicos, como educação e saúde, permite o compartilhamento de conhecimento e dá voz às culturas que são base na formação do nosso país", declarou.

Siqueira Filho citou exemplos concretos de como a conectividade já está sendo levada a comunidades indígenas:

Território Yanomami: a Telebras instalou antenas via satélite para garantir o funcionamento de serviços de saúde em polos base como Surucucu e Auaris.
Doação de equipamentos: por meio do programa Computadores para Inclusão, 75 computadores foram doados para os povos Guarani Kaiowá e seis laboratórios de informática foram instalados em aldeias no Mato Grosso do Sul.
Preparação para a COP-30: o ministério atua com a Anatel para reforçar a infraestrutura de telecomunicações em Belém (PA). Segundo o ministro, essa conectividade permanece como legado após o evento, beneficiando comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas da região.
Norte Conectado: o programa prevê a instalação de 12 mil km de fibra ótica ao longo de rios da Amazônia, passando por 70 municípios e impactando 10 milhões de pessoas.
Edital para rádios comunitárias - Um dos principais anúncios foi a preparação de um edital específico para outorgas de rádio comunitária voltado às comunidades indígenas. O ministro destacou a importância do rádio como "meio essencial de informação, expressão coletiva capaz de fortalecer a identidade, preservar línguas e aproximar regiões distantes".

A iniciativa visa mapear, em conjunto com o Ministério dos Povos Indígenas, os territórios onde a implantação de rádios comunitárias é mais estratégica para a divulgação de informações locais.

O ministro concluiu reforçando o papel da tecnologia como aliada da autonomia dos povos. "Quando um jovem indígena domina um meio de comunicação ou cria conteúdo, ele eleva adiante sua história, sua língua e sua cultura", afirmou. "Por isso, seguiremos trabalhando para conectar e fortalecer nossas aldeias, gerando inclusão digital como instrumento de cidadania e democracia", finalizou Siqueira Filho.

Rádios Comunitárias e Computadores

Alexandre Freire, representante do Ministério das Comunicações, informou na quinta-feira (9), quando o primeiro dia da 5ª Reunião do CNPI ocorreu, que há aproximadamente 11.500 estações de rádio no país, quase 5.300 são rádios comunitárias e isso atinge 4.200 municípios e 1.375 municípios não têm rádios comunitárias. O principal objetivo do Plano Nacional de Outorgas de Radiodifusão Comunitária é chegar a esses municípios.

Portanto, Freire estimulou a participação de rádios comunitárias indígenas nos editais e anunciou que em breve o terceiro edital para conceder outorgas será publicado para abranger 482 municípios do Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O segundo edital foi publicado em 14 de outubro de 2024 e o primeiro em 15 de dezembro de 2023 para abarcar as unidades federativas do Brasil.

Na mesma ocasião, Ludymilla Chagas, assessora de participação e diversidade do Ministério da Comunicações, apresentou o programa Computadores para Inclusão que, desde 2023, doou 1.158 máquinas para 134 organizações indígenas localizadas em territórios indígenas.

O chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério dos Povos Indígenas, Jecinaldo Sateré, anunciou que o MPI e o MCOM planejam um edital específico para povos indígenas no futuro.


https://www.gov.br/povosindigenas/pt-br/assuntos/noticias/2025/10-1/durante-reuniao-do-cnpi-ministerio-das-comunicacoes-anuncia-plano-de-inclusao-digital-e-edital-de-radio-comunitaria-para-territorios-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source