From Indigenous Peoples in Brazil

News

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apresenta compromissos do PPDDH em Assembleia Munduruku Ipereg

17/09/2025

Fonte: MDHC - https://www.gov.br/mdh/pt-br/



Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apresenta compromissos do PPDDH em Assembleia Munduruku Ipereg Ayū
Evento reúne lideranças e consolida proposta de Mesa de Diálogo Permanente com os povos Munduruku, que será destinada à elaboração de protocolos, estratégias e medidas de proteção

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), marca presença na V Assembleia Munduruku Ipereg Ayū, que acontece na Aldeia Caroçal, no município de Jacareacanga (PA) entre os dias 15 e 18 de setembro. O evento reúne lideranças indígenas e poder público para uma escuta ativa de demandas locais e consolida uma proposta, em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), de Mesa de Diálogo Permanente com os povos Munduruku, que será destinada à elaboração de protocolos, estratégias e medidas de proteção que considerem as especificidades culturais e territoriais da região.

Durante a assembleia, o MDHC apresentou os compromissos do PPDDH na proteção de defensoras e defensores de direitos humanos e recebeu a carta de solicitações do Movimento Munduruku, que traz demandas relacionadas à proteção coletiva, à segurança dos territórios e ao fortalecimento de políticas públicas para o povo Munduruku.

Para a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do MDHC, Élida Lauris, "a criação deste espaço de diálogo permanente reafirma o papel do governo federal na proteção de defensoras e defensores de direitos humanos e garante que as soluções sejam construídas com protagonismo dos povos indígenas", afirmou.

A coordenadora de apoio do PPDDH, Louise Freire, destacou que a iniciativa tem como eixo principal a participação ativa das comunidades. "Este foi um momento de escuta ativa e de construção conjunta para que possamos avançar na proteção coletiva, de forma que as próprias lideranças participem da definição das estratégias de segurança", complementou.

Em resposta, o Cacique Geral Geraldo Munduruku enfatizou a importância da presença do governo no evento. "Queremos que esse encontro seja bem aproveitado, e é muito importante para nós que o governo esteja aqui. Queremos falar onde nós estamos, do que nós precisando para a melhoraria da nossa aldeia, e tem muito, porque essa área tem mais de 2 milhões de hectares e 170 aldeias só do povo Munduruku", destacou.

Além do MDHC, o encontro ainda contou com a presença de representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI); do Ministério do Meio Ambiente (MMA); da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Participaram também representantes do Ministério Público do Pará (MPPA); da Organização das Nações Unidas (ONU); do World Wide Fund for Nature (WWF) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde (MS).

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2025/setembro/ministerio-dos-direitos-humanos-e-da-cidadania-apresenta-compromissos-do-ppddh-em-assembleia-munduruku-ipereg-ayu
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source