From Indigenous Peoples in Brazil

News

Conheça os Ashaninka, povo indígena destacado em livro entregue por Lula ao papa Leão XIV

13/10/2025

Fonte: Hoje em Dia - https://www.hojeemdia.com.br/minas/quem-s-o-os-ashaninka-povo-indigena-destacado-em-li



Conheça os Ashaninka, povo indígena destacado em livro entregue por Lula ao papa Leão XIV
Presidente se reuniu com o pontífice nesta segunda-feira (13)

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/10/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o Papa Leão XIV nesta segunda-feira (13) no Vaticano. Durante a reunião, o brasileiro conversou com o pontífice sobre temas como religião, fé, e o Brasil, e também entregou um livro sobre os Ashaninka como presente para o religioso. Mas, afinal, você conhece a população Ashaninka?

A população Ashaninka é um povo indígena natural da Amazônia. O nome "Ashaninka" significa, em sua própria língua, algo como "meus parentes", "minha gente" ou "meu povo". Eles pertencem à família linguística Aruak (ou Arawak) e são o principal componente do subgrupo Aruak subandino.

Segundo o site Povos Indígenas do Brasil, a grande maioria da população Ashaninka vive no Peru, somando mais de 90 mil pessoas. No Brasil, o contingente é menor, mas de grande importância, contando com aproximadamente 1.600 a 3.000 indivíduos, segundo o Censo de 2020.

A presença Ashaninka no Brasil está concentrada na região do Alto Juruá, no estado do Acre, uma área de fronteira com o Peru. A divisão do povo entre os dois países é uma consequência da formação dos Estados-nações e da demarcação das fronteiras internacionais.Os Ashaninka brasileiros vivem em Terras Indígenas situadas nos rios Amônia, Envira, Breu e Tarauacá, todas no Acre.

Eles são reconhecidos por sua vestimenta tradicional, a Kithar, uma longa túnica de algodão tecida em teares tradicionais. O corte e as linhas estampadas variam para homens e mulheres.
Próximo vídeo em 3
Cancelar

Historicamente, são conhecidos como um povo guerreiro por sua longa e contínua luta na defesa de seus territórios contra invasores, como seringueiros, madeireiros e traficantes.

Os Ashaninka do Acre se destacam por sua vanguarda em projetos de gestão territorial e ambiental. Eles desenvolveram um modelo de vida que concilia a preservação da floresta com o desenvolvimento sustentável, incluindo a criação de projetos de agrofloresta e a produção de artesanato como fonte de renda.
Luta pela proteção do território

O povo Ashaninka do Rio Amônia tem uma história emblemática de luta pela demarcação e proteção de seu território. Nos anos 1980, sofreram intensamente com invasões e desmatamento. O caso resultou em um acordo judicial histórico no Brasil, onde eles foram indenizados pelo governo federal por danos ambientais e territoriais, estabelecendo um importante precedente jurídico na defesa dos direitos indígenas.

Apesar da fronteira internacional, os Ashaninka de ambos os lados (Brasil e Peru) mantêm laços culturais e alianças políticas, organizando-se em eventos e projetos binacionais para a defesa conjunta do território Aruak contra atividades ilegais transnacionais.


https://www.hojeemdia.com.br/minas/quem-s-o-os-ashaninka-povo-indigena-destacado-em-livro-entregue-por-lula-ao-papa-le-o-xiv-1.1088161
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source