From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai e Museu Emílio Goeldi discutem proposta de parceria para pesquisa em terras indígenas

31/10/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Para otimizar o processo de autorização do ingresso de pesquisadores em terras indígenas com foco no estudo e na preservação de línguas nativas, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Museu Emílio Goeldi (MPEG) estudam uma proposta de parceria. O assunto foi tratado em reunião híbrida na quinta-feira (30), na sede da Funai em Brasília, com a participação do Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI), órgão científico-cultural da autarquia indigenista.

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, e a equipe técnica da instituição, receberam o pesquisador Hein van der Voort e a curadora do Acervo de Línguas Indígenas, Ana Vilacy Galucio, representantes do Museu Goeldi.

O MPEG realiza pesquisas há mais de três décadas em comunidades indígenas específicas em Rondônia e desenvolve tanto projetos científicos quanto serviços comunitários, como treinamento em documentação e ensino de professores indígenas. Por essa expertise, a instituição manifestou interesse em desenvolver um trabalho de pesquisa de médio prazo para o estudo das línguas indígenas.

Van der Voort, que também é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural, explicou que a documentação de muitas línguas indígenas é incipiente, e que o trabalho científico com envolvimento de pesquisadores na área de linguística é necessário para a produção de materiais como dicionários e gramáticas, que apoiam a preservação e a revitalização dos povos indígenas.

A presidenta Joenia Wapichana reforçou a importância do registro e do resgate de línguas indígenas e ressaltou a obrigatoriedade de seguir a legislação, que exige não só autorização da Funai, mas também o consentimento da comunidade indígena local. "A terra indígena é um domicílio indígena e cumpre à Funai o papel de defendê-la", destacou.

Juliana Tupinambá, diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, mencionou a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) - que estabelece o direito à consulta prévia das comunidades -, para que qualquer trabalho de pesquisa seja desenvolvido em territórios indígenas. A diretora manifestou o interesse do MNPI em colaborar, já que a preservação e a disseminação da cultura indígena é um dos objetivos do órgão científico-cultural da Funai.

Pagu Rodrigues, diretora de Direitos Humanos e Políticas Sociais da Funai, destacou que o trabalho de pesquisa é de extrema importância para a preservação das línguas indígenas mas que, para além disso, é necessário que o projeto atente-se para o retorno do trabalho para as comunidades indígenas, que são os detentores dos direitos e dos conhecimentos ancestrais envolvidos no projeto.

A Funai solicitou que o Museu Goeldi formalize a proposta. O documento deve incluir um plano de trabalho, detalhamento dos nomes dos pesquisadores, os projetos específicos e o cronograma de atividades.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-museu-emilio-goeldi-discutem-proposta-de-parceria-para-pesquisa-em-terras-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source