From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas de MS e do Sul cobram fim do marco temporal em Brasília

30/09/2025

Autor: Inara Silva

Fonte: Campo Grande News - https://www.campograndenews.com.br/



Indígenas cobram fim do marco temporal em Brasília

Mobilização reúne cerca de 40 lideranças e pede ao STF que declare a Lei 14.701/2023 inconstitucional

Lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul e da região Sul do país estão em Brasília, onde realizam uma série de atos públicos contra a Lei 14.701/2023, conhecida como Lei do Marco Temporal. A mobilização, que reúne 40 pessoas, segue até sexta-feira (3) e cobra do STF (Supremo Tribunal Federal) a conclusão do julgamento que discute os direitos constitucionais indígenas.

Lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul e da região Sul do Brasil realizam manifestações em Brasília contra a Lei do Marco Temporal. A mobilização, que segue até sexta-feira, reúne representantes dos povos Kaingang, Xokleng, Guarani e Kaiowá, que cobram do Supremo Tribunal Federal a conclusão do julgamento sobre direitos constitucionais indígenas.Os manifestantes denunciam a paralisação dos processos de demarcação de terras e a violência contra comunidades indígenas, especialmente em Caarapó, onde há relatos de ataques de policiais e seguranças privados na fazenda Ipuitã. A programação inclui vigília e ato público na Praça dos Três Poderes.

Segundo a assessoria de imprensa do CIMI (Conselho Indigenista Missionário), participam da delegação representantes dos povos Kaingang, Xokleng, Guarani e Kaiowá, vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O grupo pede agilidade na demarcação de terras e denuncia a violência contra comunidades indígenas, especialmente Guarani e Kaiowá, em Caarapó, onde há registros de ataques de policiais e seguranças privados após os indígenas entrarem na Fazenda Ipuitã, área sobreposta ao território indígena.

O Cimi informou que a lei tem paralisado processos de demarcação e incentivado conflitos. A programação inclui vigília na Praça dos Três Poderes, marcada para quinta-feira (2), às 17h, e um ato com entrevista coletiva na sexta-feira (3), às 10h, no mesmo local. Na ocasião, será divulgada uma carta à sociedade brasileira. Nesta terça-feira (30), indígenas da região Sul manifestam-se na Advocacia-Geral da União, em Brasília (DF).

O movimento ocorre às vésperas do aniversário de 37 anos da Constituição Federal e dois anos após o STF ter declarado inconstitucional a tese do marco temporal no julgamento do Tema 1031, que envolveu o território do povo Xokleng, em Santa Catarina.

https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/indigenas-de-ms-e-do-sul-cobram-fim-do-marco-temporal-em-brasilia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source